Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter volta a ser hospitalizado

Jimmy Carter, antigo presidente dos EUA, de 95 anos, voltou a ser internado, desta vez num hospital do estado de Georgia e por causa de uma infeção urinária.

A notícia foi dada através da conta de Twitter da fundação “The Carter Center” e explica que Carter foi hospitalizado durante o fim-de-semana mas já “se sente melhor” e “deverá regressar a casa em breve”.

O antigo governante tinha recebido alta no passado dia 27 de novembro, de acordo com o Observador, depois de ter estado a tratar lesões causadas por uma queda em casa. Carter foi hospitalizado e submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão craniana causada por hemorragias após as quedas.

Em declarações ao jornal britânico The Guardian, Deanna Congileo, porta-voz do “The Carter Center”, explicou que Jimmy Carter foi tratado no hospital Phoebe Sumter, na cidade de Americus, e deverá emitir um comunicado oficial quando receber alta.

Carter tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos. Em 2015 foi diagnosticado com um melanoma que teria passado para outras partes do corpo. Depois de lhe terem retirado parte do fígado, tratado as lesões cerebrais que sofreu, e dos tratamentos de radiação e da imunoterapia, o cancro terá desaparecido.

Na primavera do ano passado, uma queda fez com que tivesse de substituir uma anca e em outubro, uma nova queda fez com que partisse a cabeça. No mesmo mês, uma queda fez com que fraturasse a pélvis, o que obrigou a novo – e mais recente – internamento.

Jimmy Carter, que foi presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981, desempenhou um papel chave durante o seu mandato nas negociações pela paz no Médio Oriente, nas cimeiras entre o Egito e Israel que tornaram Camp David famoso.

Carter ganhou o Nobel da Paz em 2002, e tem-se mantido ativo na defesa de diversas causas, como o combate à fome em África e a construção de habitação para os pobres em todo o mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.