Tempestade Sebastien vai atingir Açores na segunda-feira com rajadas de 100 quilómetros por hora

Ruben JC Furtado / Wikimedia

São Roque do Pico, Açores

A tempestade tropical Sebastien deverá atingir na segunda-feira os Açores, especialmente as ilhas do grupo ocidental, com rajadas de 100 quilómetros por hora e ondas de 6 a 7 metros, informou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Prevê-se a ocorrência de precipitação forte para os grupos ocidental e central, e um aumento da intensidade do vento com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora de sul a rodar para noroeste, e ondas de altura significativa, de 6 a 7 metros de sudoeste, passando a noroeste para todas as ilhas”, alerta o IPMA em comunicado.

A tempestade encontrava-se pelas 20h de sábado (19h no continente), a 1.496 quilómetros a oes-sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste à velocidade de 44 quilómetros por hora.

O IPMA sublinha que a previsão do comportamento da tempestade tropical Sebastien não reúne consenso nos diversos modelos meteorológicos quanto à intensidade e trajetória com que deverá alcançar o arquipélago.

Em outubro, os Açores estão sob aviso amarelo devido à passagem da tempestade tropical “Pablo”, prevendo-se aguaceiros fortes, trovoadas, agitação marítima e vento e sendo o grupo oriental o mais afetado.

Também nesse mês, o Governo regional dos Açores declarou situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão “Lorenzo” pelo arquipélago.

A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.