/

Rua Sésamo vai chegar ao Médio Oriente para ajudar crianças refugiadas

A Rua Sésamo vai ter uma versão em árabe, em fevereiro de 2020, para ajudar crianças refugiadas e num contexto de conflito a aprender e a lidarem com as suas “cicatrizes de guerra”.

O Comité Internacional de Resgate (IRC) e a Sesame Workshop, organização não governamental por detrás da “Rua Sésamo”, lançaram uma parceria para ajudar milhares de crianças refugiadas com um programa educacional em árabe, avança o Al Jazeera.

A nova versão do famoso programa infantil, chamado “Ahlan Simsim”, pretende ajudar crianças da Síria, Jordânia, Líbano e Iraque. Os responsáveis dizem, em comunicado, que esperam que esta seja uma oportunidade para que estes jovens possam crescer, aprender e “curar as cicatrizes da guerra“.

As duas organizações venceram, em 2017, um prémio de 100 milhões de dólares da fundação MacArthur para apoiar esta iniciativa. As filmagens do programa arrancaram este ano e a estreia nas televisões vai acontecer em fevereiro de 2020.

“Sabemos o quão importante é para as crianças ver as suas próprias vidas e experiências refletidas no ecrã. As nossas personagens fornecem essa ponte com a ajuda de uma investigação extensiva, colaboração e a magia dos Marretas”, afirmou Scott Cameron, produtor executivo desta nova versão do programa, citado pela emissora árabe.

A produção do programa teve a ajuda de especialistas, terapeutas e psicólogos.

Para além das personagens já conhecidas do público como, por exemplo, o Monstro das Bolachas e a dupla Gualter e Elmo, juntam-se novas: os amigos Jad e Basma e Ma’zooza, uma cabra de estimação.

Para além desta ideia, as duas organizações estão envolvidas noutros projetos, incluindo a criação de “espaços seguros” para estas crianças brincarem e aprenderem, bem como sessões parentais.

O conflito na Síria já matou centenas de milhares de pessoas e fez mais de 12 milhões de deslocados desde 2011, sendo que mais de metade são crianças, de acordo com os dados do IRC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.