/

Descoberto na China enorme complexo de 19 cavidades interligadas por um rio subterrâneo

2

Uma equipa internacional de cientistas, composta por especialistas da China, Reino Unido e França, anunciou a descoberta de um grupo de 19 dolinas interligadas através de um rio subterrâneo na região de Guangxi, no sul da China.

As dolinas são cavidades ou depressões circulares que existem, normalmente, em terrenos calcários cársicos. A descoberta foi esta semana noticiada pelo jornal local Xinhua.

Segundo Zhang Yuanhai, um dos cientistas envolvidos, as depressões agora descobertas compõem o maior grupo deste tipo já descoberto a sul do Trópico de Câncer.

As folinas têm características geológicas especiais, sendo formadas por deslizamentos repetidos de terra em regiões cársticas, que são compostas por rochas solúveis, como é o caso do calcário ou do gesso.

A maioria das cavidades tem mais de 1 milhão de metros cúbicos. A vegetação da área está praticamente intacta, não havendo quase traços da atividade humana.

A descoberta deste enorme complexo é importante para a Ciência, uma vez que pode ajudar a melhor compreender a teoria da evolução das dolinas, tal como explicou o líderdo Instituto de Geologia de Karst do Serviço Geológico da China, Jiang Zhongcheng.

“Algumas das cavidades são formadas num platô 1.000 metros acima do nível do mar, e outras como uma cadeia desenvolvida ao longo dos rios subterrâneos. A sua fundação será importante para a teoria da evolução das dolinas”, apontou o especialista.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.