Cientistas inventaram uma forma de criar chifres de rinoceronte falsos através de crina de cavalo. Desta forma, as réplicas podem invadir o mercado negro e evitar a extinção deste animal.
A caça furtiva aos rinocerontes vem vindo a descer significativamente nos últimos anos. No entanto, continua a ser um problema real para esta espécie, que se vê continuamente ameaçada. Só na África do Sul, entre janeiro e agosto do ano passado, mais de 500 rinocerontes foram mortos.
Os caçadores procuram o chifre do animal, que vendido no mercado negro pode valer uma pequena fortuna. Um quilograma do corno do animal pode valer cerca de 70 mil dólares.
Agora, cientistas da Universidade de Oxford e da Universidade de Fudan, em Shanghai, uniram-se para solucionar uma forma de criar uma réplica credível do chifre com recurso a crina de cavalo. Com um preço muito mais reduzido, o chifre falso pode infiltrar-se no mercado e mirrar a procura pelo original.
O Tech Explorist explica que o chifre de um rinoceronte é um tufo de pelos a crescer, altamente compactos, colados exsudatos das glândulas sebáceas no nariz do animal. Desta forma, os cientistas usaram pelos da cauda de cavalo colados com uma seda a imitar o componente colagénio do chifre real.
Até mesmo a composição e as propriedades do chifre falso se assemelham às do verdadeiro, tornando ainda mais fácil a sua entrada no mercado. O estudo foi publicado esta sexta-feira na revista Scientific Reports.
“Significativamente, esse biocomposto é facilmente moldado numa cópia de chifre de rinoceronte com uma microestrutura que, quando cortada e polida, é notavelmente semelhante à do chifre real”, notou a equipa de cientistas, citada pelo site da Universidade de Oxford.
“Parece que, na nossa investigação, é muito fácil e barato fabricar um material semelhante a um chifre de inspiração biológica que imita o tufo de pelos extravagantemente caro do rinoceronte. Deixamos que outras pessoas desenvolvam esta tecnologia ainda mais para confundir o comércio, diminuir os preços e, assim, apoiar a conservação do ambiente”, disse Fritz Vollrath, da universidade britânica.
Tem que estar em vias de extinção mesmo. Está cheio de bestas quadradas e animais quadrupedes que acreditam que o pó de chifre dele aumenta a potencia sexual. Tem que se punir e tambem derrubar essas crenças de girico.