//

Novo Banco vai pedir mais 700 milhões de euros ao Fundo de Resolução

13

António Cotrim / Lusa

O Novo Banco vai pedir mais 700 milhões de euros ao Fundo de Resolução, de acordo com a notícia avançada, esta sexta-feira, pelo Jornal Económico.

O Jornal Económico avança que o Novo Banco vai pedir ao Fundo de Resolução um valor superior à necessidade inscrita pelo Governo no Programa de Estabilidade 2019-2023, que totaliza os 600 milhões de euros de empréstimo no próximo ano.

De acordo com o mesmo jornal, o montante de compensação de capital estimado nas contas do terceiro trimestre do Novo Banco supera já 640 milhões de euros e que a nova chamada de capital deverá ser superior a 700 milhões.

A injeção de capital ocorrerá no âmbito do mecanismo de capital contingente que foi acordado aquando da venda de 75% do banco ao Lone Star. O fundo está obrigado a injetar dinheiro no Novo Banco sempre que haja perdas na venda de um conjunto de ativos com impacto na estabilidade financeira do banco.

Esta informação foi confirmada ao Económico por diversas fontes próximas a este processo, que dão conta da necessidade do banco acelerar a redução do rácio de NPL (non-performing loans, ou crédito não produtivo).

ZAP //

13 Comments

  1. Muito bem… cada vez que aparece uma “boa” noticia destas, lembro-me logo do que que dizia o “salvador” Passos Coelho:
    “BES: “Não haverá custos diretos para os contribuintes”
    Passos diz que não haverá custos porque o banco não foi nacionalizado”
    tvi24.iol.pt/videos/bes-nao-havera-custos-diretos-para-os-contribuintes/55f0a2df0cf21392a0b27457

    • E o Costa entenderá que deverá continuar a haver custos porque não é nacionalizado; para mim estaria bem era fechado pois a situação actual resultará de poucos de nós acreditarem na fiabilidade de tal instituição tal a herança que herdou.

    • Meu caro, sabe o que é o Fundo de Resolução? Sabe para que serve e como é financiado, isto é, de onde vem o carcanhol? Sugiro que se informe! Agora que isto é um escândalo, lá isso é! Mais um!!!

      • Acho que sei, mas, não nos queres elucidar?
        Não te esqueças de referir o saldo desse fundo, cujo buraco já vai em mais de 6 mil milhões!..

      • Grosso modo, e sem querer entrar em grandes detalhes que deixo para quem é da área, são todos os bancos que compõem o sistema financeiro quem paga. Como neste momento o fundo de Resolução não tem provisões suficientes para acomodar os efeitos de uma das maiores golpadas da história do rectângulo, o Estado foi endividar-se para o efeito. A banca irá repor esses montantes ao longo de, creio, 35 anos, a uma taxa simpática mas, ainda assim, superior àquela a que o Estado se está a financiar para cobrir o buraco.

        Porém, há muitas coisas que foram aqui escritas e, embora não sejam legalmente possíveis, deveriam poder fazer-se, a começar por deixar os Espírito Santo sem um cêntimo que fosse.

        Deixarem passar impunes coisas como esta, o BPN, o Banif, o BPP, o Montepio, o BCP, a CGD, o Berardo, etc., não pode voltar a acontecer!!

  2. Nem mais um euro para o Novo Banco. Acabou-se.
    A isto chama-se um roubo.
    Quem são os acionistas?
    Que compromissos assumiu o Estado Português no ato de venda?
    Quantos M€ já foram “dados” pelo fundo de resolução? e em que foram aplicados?
    Qual o valor do arresto dos bens dos ex acionistas do grupo BES/GES? para onde foram dirigidos.
    Acabe-se , de vez, com esta situação.

  3. No SCP (Só caloteiros em Portugal) estão uns tantos milhões perdoados pelos DDT’s do banco e dos lagartos (Ricciardi’s, Soares Franco’s e cia).
    Antes de me irem ao bolso vão buscar o dinheiro para onde o desviaram…

  4. o banco dos cnatagistas, assim tambem eu comprava bancos ás custas dos contribuintes. e ainda chamam a isto democracia e capitalismo? sistema esclavagista isso sim.

  5. Então este não era o Banco Bom? Tomaria se fosse ruim…
    Supostamente, vende-se um bem e recebe-se algo em troca por isso, neste caso venderam 3/4 do banco e continuamos a pagar, grande negócio.
    Isto não é um banco, é um poço sem fundo, um “negócio da China” para alguns, para o povo pagante é um negócio ruinoso.
    E quem são os responsáveis?

    • É como o Orçamento do Estado, um eterno sorvedouro do dinheiro do pessoal…
      Há dias uma notícia aqui dava conta de uma teoria segundo a qual pode existir um buraco negro no sistema solar. Está parcialmente certa. Não é um, são dois: ambos localizados no 3.° planeta a contar do Sol, na cidade de Lisboa. Um no Marquês de Pombal, o outro no Terreiro do Paço…

  6. Há que privilegiar determinados indivíduos para que pareçamos normais … a normalidade é roubar à descarada com apoio da lei … tão lindo , parece poesia .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.