/

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos.

Os especialistas consideram que o achado tem 1.800 anos, segundo os média locais.

De acordo com a Total Croatia News, a descoberta faz parte de uma câmara funerária com 40 metros de diâmetro e um de altura. Os cientistas acreditam que o enterro seja parte de um ritual luxuoso para famílias ricas da época, que desempenharam um papel importante na liderança e administração da antiga região de Panonia.

“Ao localizar um monte de terra ao longo de uma das estradas mais importantes do Império Romano, a família aristocrática estabeleceu-se perto de Cibalia e queria mostrar a todos os viajantes que passavam por essa estrada o seu estatuto e a sua riqueza“, explicou o arqueólogo Boris Kratofil, que é também curador do Museu.

No mesmo local, apelidado de Stari Jankovci e investigaddesde 2017, foram também encontradas peças de metal e duas placas decorativas em bronze.

Segundo Kratofil, os túmulos que também faziam parte da câmara funerária agora encontrada foram saqueados em períodos posteriores.

O diretor do instituto, Marko Dizdar, descreveu a recente descoberta como “única” no país. “Agora segue-se um longo processo de restauração e conservação, mas também a análise completa do que foi encontrado”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.