/

Morreu Rui Jordão, o “quase herói” do Euro 84

1

Guilherme Venâncio / Lusa

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos.

Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, acabou por não conseguir resistir. De acordo com a Rádio Renascença, Rui Jordão faleceu esta sexta-feira, com 67 anos de idade. Durante a sua carreira, o antigo avançado do Benfica e do Sporting venceu seis campeonatos, três taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Com uma enorme veia goleadora, Rui Jordão marcou 304 golos em 547 jogos disputados. Além de Benfica e Sporting, jogou no Zaragoza, em Espanha, e nos Jacksonville Tea Men, nos Estados Unidos. Fez as suas duas últimas temporadas ao serviço do Vitória de Setúbal, terminando a carreira em 1989.

A pintura seguiu-se depois de pendurar as botas, conta o jornal desportivo A BOLA. Viria a finalizar o curso na Sociedade de Belas Artes, em Lisboa.

Nascido em Benguela, em Angola, mudou-se para Portugal ainda jovem. Foi internacional português em 43 ocasiões, marcando 15 golos com a camisola da seleção.

Jordão foi homenageado com uma tarja durante a partida entre o Sporting e o LASK Linz, no dia 4 de outubro. O antigo jogador foi uma das principais referências do Euro 84 ao marcar dois golos na meia-final frente à França, que estiveram perto de dar a primeira final europeia aos portugueses. Portugal viria a perder 3-2 no prolongamento, com um golo decisivo de Michel Platini.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.