Filho de Biden quebra o silêncio. “Sei que não fiz nada errado”

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo de errado.

“Cometi um erro com base em alguma falha ética? Absolutamente não”, declarou Hunter Biden numa entrevista à estação norte-americana ABC News, divulgada esta terça-feira, rejeitando as suspeitas de corrupção lançadas contra si pelo Presidente Donald Trump e por membros do Partido Republicano.

“Em retrospetiva, acho que existiu um mau julgamento da minha parte”, prosseguiu, reforçando: “Eu sei que não fiz nada errado, mas foi uma má avaliação estar no meio de algo que é um pântano em várias maneiras”.

Na entrevista à estação norte-americana, o filho do ex-vice-Presidente, cujo percurso profissional também tem passado pela China, admitiu igualmente não ter avaliado devidamente as possíveis implicações da sua atividade profissional no estrangeiro na carreira política do seu pai.

Joe Biden encontra-se agora a disputar a corrida para a candidatura democrata para as Presidenciais de 2020 e é encarado como o favorito para a nomeação.

Ainda nesta entrevista, que marca o fim do seu silêncio, Hunter Biden reconheceu o peso do seu apelido e como este influenciou provavelmente a sua carreira em empresas no estrangeiro, onde tem ocupado cargos diretivos.

No domingo passado, através de um comunicado divulgado pelo seu advogado, Hunter Biden assumiu o compromisso de deixar de trabalhar para empresas estrangeiras caso o seu pai seja eleito Presidente nas eleições de 2020.

Donald Trump e membros do Partido Republicano têm levantado suspeitas de corrupção contra Hunter Biden, que fez parte do conselho de administração de uma empresa ucraniana de gás (Burisma), entre 2014 e o corrente ano.

Num telefonema realizado em meados de julho, Trump terá pedido e incentivado o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a avançar com uma investigação a Hunter Biden.

A divulgação desta informação, através de um denunciante, e as suspeitas então levantadas em redor do líder norte-americano levaram a que a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, anunciasse, a 24 de setembro, que aquela câmara ia dar início a um inquérito parlamentar com vista a um processo de destituição de Trump.

Em reação, Trump, que também acusou Joe Biden de ter utilizado o seu poder político durante a sua vice-presidência para proteger o filho, tem apelidado o inquérito de destituição como uma “caça às bruxas”. Na entrevista à ABC News, Hunter Biden garantiu ainda que nunca discutiu os seus negócios com o pai.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.