/

Morreu Avelino Ferreira Torres

O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres morreu esta terça-feira no Hospital de Penafiel, com 74 anos, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte autárquica.

Avelino Ferreira Torres, que liderou a autarquia, de 1983 até 2005, sempre eleito pelo CDS, era natural de Rebordelo, Amarante.

Segundo a mesma fonte, encontrava-se acamado há alguns meses, na sua residência, na localidade de Tuías, Marco de Canaveses, distrito do Porto. Escreve o jornal Observador, que Avelino Ferreira Torres foi internado esta terça-feira pela segunda vez em três meses.

A informação foi divulgada através do Facebook da Junta de Freguesia do Marco.

A Junta de Freguesia do Marco vem por este meio comunicar o falecimento do Exmo Senhor Avelino Ferreira Torres, antigo…

Publicado por Junta de Freguesia do Marco em Terça-feira, 8 de outubro de 2019

Em declarações ao jornal Público, o presidente da distrital do Porto do CDS-PP, Fernando Barbosa, recordou um “dos melhores presidentes de câmara” dos centristas.

“Para mim, foi dos melhores presidentes de câmara que passaram pelo CDS-PP. Marco de Canaveses deve-lhe muito, fez muitas obras e estradas. Tinha uma forma especial de lidar com as pessoas, era um homem da terra, tratava todos por ‘tu’, e a cidade deve-lhe muito”, não escondendo contudo que o autarca era “uma figura controversa”.

O diário recorda que o percurso de Ferreira Torres ficou também marcado por vários processos na justiça. Em 2004, foi condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, por crime de peculato. A qualificação do crime foi depois alterada para crime de abuso de poder, sendo a pena atenuada para dois anos e três meses. Mais tarde, em 2011, a pena foi considerada prescrita.

O ex autarca, recorda o Público, foi ainda acusado e absolvido no processo Apito Dourado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.