/

A Força Aérea tem um novo helicóptero

Os novos Koala são helicópteros ligeiros e destinam-se a substituir a frota dos Aloeutte III, ao serviço desde a guerra colonial.

Na quarta-feira, a Força Aérea recebeu o terceiro dos cinco novos helicópteros ligeiros Koala AW119 que vão substituir a frota dos Aloeutte III em operação desde a guerra colonial.

De acordo com o Diário de Notícias, as primeiras duas aeronaves militares da Esquadra 552 – conhecida por Zangões – chegaram em fevereiro, depois de adquiridas ao construtor italiano Leonardo num contrato assinado no final de 2017 por 20,5 milhões de euros.

Os Koala AW119MKII chegaram a Portugal sem armamento e destinam-se a missões de instrução básica e complementar de pilotagem, patrulhamento e vigilância, reconhecimento, busca e salvamento e evacuação sanitária, como têm feito os Alouette nas últimas décadas.

Os primeiros pilotos e mecânicos dos Koala receberam formação nas instalações da Leonardo nos Estados Unidos. Os restantes elementos das tripulações da Esquadra 552 já estão a ser qualificados em Portugal.

As novas aeronaves estão equipadas para participar no apoio às operações de combate aos fogos, missão que a Força Aérea passou a cumprir, na sequência dos incêndios que em 2017 provocaram dezenas de mortos na região centro.

AO DN, o porta-voz da Força Aérea adiantou que “já temos feito missões” reais com os Koala no norte e centro do país, em ações de apoio a incêndios.

O dois Alouette III ainda em atividade vão continuar a sua atividade até ao final do ano. No entanto, segundo o tenente-coronel Manuel Costa, o ramo vai continuar a usá-los até ao limite possível que pode estender-se para além de dezembro de 2019.

A compra dos Koala envolveu um investimento de 20,5 milhões de euros e prevê a opção de serem adquiridos mais dois aparelhos (os dois que ainda faltam devem chegar em março de 2020).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.