/

Centros de Saúde abertos no domingo de eleições para passar atestados a eleitores

SXC

Os Centros de Saúde vão estar a funcionar excepcionalmente, neste domingo, dia de eleições legislativas, para a emissão de atestados médicos aos eleitores que tenham alguma deficiência ou doença que os impeça de votarem sozinhos, precisando assim de ajuda de alguém para o efeito.

O anúncio é feito no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde se salienta que os Centros de Saúde estarão abertos “das 8 às 19” horas neste domingo, 6 de Outubro, dia em que será eleito o novo Governo português.

No portal nota-se que “os eleitores portadores de doença ou deficiência podem ser acompanhados por um cidadão por si escolhido” no momento do voto. Mas quando a doença ou deficiência não seja notória ou visível, “as mesas para as assembleias de voto podem exigir atestado comprovativo” da situação, de modo a poderem ter acompanhamento no voto.

“O atestado comprovativo da impossibilidade de votar sozinho é emitido pelo médico que exerça poderes de autoridade sanitária na área do município e autenticado com o selo do respectivo serviço”, explica ainda o portal do SNS.

Os Centros de Saúde estarão, assim, abertos para permitir aos eleitores que não tenham o referido atestado médico o acesso ao mesmo, de modo a poderem exercer o seu direito de voto.

Pode consultar a lista dos Centros de Saúde que estarão abertos neste domingo, no site da Comissão Nacional de Eleições.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.