/

Bernie Sanders suspende campanha após cirurgia ao coração

Bernie Sanders, candidato à presidência dos Estados Unidos, foi hospitalizado e operado esta terça-feira à noite por causa de uma artéria obstruída. 

A notícia foi confirmada por um comunicado de Jeff Weaver, conselheiro do político citado pela ABC News. Bernie Sanders, de 78 anos, queixou-se de dores no peito durante uma ação de campanha em Las Vegas e foi levado para o hospital, onde foi submetido a duas cirurgias para colocar dois stents — balões que mantém as artérias abertas e permitir a circulação do sangue.

As ações de campanha de Bernie Sanders agendadas para os próximos dias foram canceladas. Mas a equipa do candidato garante que está “a recuperar”, “comunicativo” e com “bom humor”.

Ele ficará a descansar nos próximos dias. Estamos a cancelar os seus eventos e aparições públicos até novo aviso e continuaremos a fornecer atualizações sempre que fizer sentido”, pode ler-se no comunicado.

Por enquanto, a equipa do candidato democrata recusa-se a adiantar uma data para o regresso de Sanders às ações de campanha, remetendo para mais tarde novas informações.

Derrotado por Hillary Clinton na corrida à nomeação democrata para as presidenciais de 2016, Sanders surge agora em terceiro lugar nas sondagens, atrás da senadora do Massachusetts Elizabeth Warren e do ex-vice-presidente Joe Biden.  Caso vença a nomeação democrata e depois derrote Donald Trump nas presidenciais de novembro do próximo ano, Sanders será o presidente mais velho dos EUA, com 79 anos.

Vários dos seus rivais democratas reagiram no Twitter ao seu internamento, desejando-lhe rápidas melhoras. Joe Biden lembrou que Sanders é “uma força da natureza”, enquanto Elizabeth Warren escreveu: “Espero ver o meu amigo de volta à campanha em breve”.

A saúde de Sanders já tinha sido notícia em setembro, quando o senador cancelou três ações de campanha na Carolina do Norte por ter ficado sem voz.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.