/

O manto terrestre pode esconder rochas do tamanho de continentes

O manto da Terra pode esconder nas suas profundezas gigantes massas de rochas do tamanho de continentes com milhões de anos, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas, que publicaram esta semana os resultados da investigação na revista científica AGU Journal Geochemistry, Geophysics, Geosystems, a descoberta pode ajudar a perceber a história inicial da Terra, bem como os primórdios do Sistema Solar.

Estas massas de rochas antigas, frisaram os cientistas, permaneceram isoladas desde o período anterior à colisão que criou a Lua, há 4,5 mil milhões de anos.

De acordo com o portal Science Alert, estas enormes anomalias estão subjacentes a centenas de quilómetros abaixo da crosta terrestre, oferecendo por isso detalhes sobre os blocos de construção do nosso planeta.

“Tínhamos todas essas imagens geofísicas do interior da Terra, mas não sabíamos como relacioná-las com a geoquímica da superfície lunar”, contou o autor principal do estudo, o geólogo Curtis Williams, da Universidade da Califórnia.

Detalha a Russia Today que a equipa recorreu a modelos especiais que revelarem depois que regiões de rochas antigas com o tamanho de um continente cercam o núcleo externo líquido da Terra. Até então, os cientistas teorizavam que os continentes separados no manto profundo eram oriundos de placas oceânicas subdivididas.

O novo estudo apresenta agora outra hipótese: essas mesmas regiões podem ter sido formadas a partir de um antigo oceano de magma que se solidificou durante o início da formação da Terra, sobrevivendo depois ao enorme impacto que criou a Lua.

Segundo Williams, a equipa ficou surpreendia ao constatar que estas regiões podem ter sobrevivido à maior parte da história vulcânica da Terra.

Os cientistas recordam ainda que sempre foi muito difícil estudar estas regiões que moram nas profundezas da Terra, uma vez que estas se encontra a cerca de 2.900 quilómetros de profundidade, perto dos limites do manto e do núcleo líquido externo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.