/

Antigos egípcios matavam crocodilos só para poder mumificá-los

Um novo estudo sugere que os crocodilos eram mumificados pouco tempo após a sua morte, que era causada por uma pancada forte na cabeça.

Era comum os antigos egípcios sacrificarem animais em honra dos deuses, matando-os e mumificando-os posteriormente. Agora, graças a um novo estudo, percebe-se que esta civilização também matava crocodilos de propósito para depois mumificá-los. A Smithsonian explica que estas são as primeiras provas concretas de que os egípcios caçavam animais para mumificá-los.

Os investigadores encontraram um crocodilo mumificado com 2 mil anos em Com Ombo, uma cidade egípcia na margem do Nilo, e analisaram a sua carcaça para perceberem a causa da morte.

“A causa mais provável de morte é uma séria fratura no crânio, que causou um trauma direto no cérebro” lê-se no estudo publicado recentemente na revista Journal of Archaeological Sciences.

“O tamanho da fratura, bem com a sua direção e forma, sugerem que ela foi feita por um único golpe, presumivelmente com um taco de madeira grosso, provavelmente quando ele estava a descansar em terra”, notaram os investigadores, citados pelo ATI.

O processo de mumificação começava “muito rapidamente após a sua morte”, presumindo que o animal era morto propositadamente para o efeito. Os cientistas observaram isto através do estômago do animal, que ainda continha restos de alimentos como ovos de répteis, insetos, roedores e peixe.

De forma a observar o animal sem danificar os milenares ossos e tecidos moles, os investigadores usaram uma técnica que permite uma autópsia virtual.

Os crocodilos não são o único animal que os antigos egípcios mumificavam, mas sem dúvida, são o mais perigoso. Também eram sacrificados cavalos, pássaros, gatos, cães, entre outros. Cada animal estava associado a um deus diferente e servia como ponte para a comunicação com cada um deles.

Os antigos egípcios nutriam uma grande admiração por este imponente animal, associado comummente ao rio Nilo e, consequentemente, à fertilidade. O estudo não conseguiu determinar se os egípcios tinham o hábito de caçar animais especificamente para serem mumificados ou se os crocodilos eram um caso à parte.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.