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TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

Usien / Wikimedia

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos.

O proprietário de dois restaurantes de Valência, em Espanha, perdeu o processo que instaurou contra o TripAdvisor por, alegadamente, não controlar comentários negativos contra o negócio.

Segundo o El País, o juiz de um tribunal de Barcelona considerou que os filtros utilizados pelo site que fornece informações sobre serviços de turismo funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários.

O proprietário dos estabelecimentos Marina Beach Club e Panorama alegava que a TripAdvisor “não tinha agido de boa fé”, uma vez que não tinha apagado os comentários negativos, razão pela qual exigia uma indemnização no valor de 660 euros por prejuízos nos negócios.

Segundo o magistrado, os perfis dos utilizadores que escreveram comentários pejorativos foram criados por utilizadores reais e não pela empresa, sendo que o dono poderia ter denunciado esses perfis.

O Expresso escreve ainda que o juiz sustentou que não cabia ao TripAdvisor denunciar os perfis desses utilizadores, uma vez que o site se baseia nas opiniões de todos tendo em conta “a liberdade de expressão e o direito à informação de potenciais clientes”.

Ainda assim, o TripAdvisor eliminou dois comentários que considerou negativos, pelo que o magistrado entendeu que os filtros da empresa funcionaram.

ZAP //

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