/

Tribunal impede Venezuela de levantar 400 milhões de euros retidos no Novo Banco

2

Nicolás Maduro / Twitter

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela pretendia desbloquear dezenas de ordens de pagamento no valor de 400 milhões de euros, relativas a fundos retidos pelo Novo Banco, mas o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou a providência cautelar apresentada.

As contas da petrolífera estatal venezuelana, a Petróleos de Venezuela (PDVSA), no Novo Banco estão congeladas desde Fevereiro passado. Uma situação que se mantém depois da tentativa de desbloqueio apresentada pela PDVSA na Relação de Lisboa.

O Jornal de Negócios avança que o Tribunal rejeitou a providência cautelar apresentada, pelo que as ordens de transferência para pagar serviços como o fornecimento de gás e a reparação de terminais de descarga continuam bloqueadas.

O Novo Banco alegou que a documentação apresentada pela petrolífera venezuelana é insuficiente ou apresenta “falta de credibilidade” para não dar seguimento às ordens de pagamento. O banco citou ainda a grave situação económica na Venezuela e as sanções impostas ao regime de Nicolás Maduro como argumentos para o bloqueio, conforme sustenta o Negócios.

A retenção de verbas de empresas venezuelanas no Novo Banco já mereceu as críticas de Maduro que chegou a acusar Portugal de estar a “roubar” a Venezuela.

ZAP //

2 Comments

  1. Eu não sei se Portugal, segundo Maduro, está roubando a Venezuela, eu o que sei é que o Maduro é um grande ladrão e a mim roubou-me todas todas as propriedades baixo o argumento de que a terra não é para estrangeiros. Oxalá ese dinheiro venha a servir para indenizar àqueles a quem esse ladrão comunista roubou.

  2. Coitado do maduro que não consegue “empochar” mais 400 milhões. Sem isso para continuar a governar(-se), o pobre ainda acaba por cair de maduro. O facto de não mandar no mundo inteiro é mesmo uma grande injustiça… nem o espírito do outro já lhe aparece!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.