Uma criança de dois anos morreu no Camboja devido à gripe das aves que este ano já provocou a morte a 12 pessoas no país asiático, refere hoje a imprensa local.
A vítima, uma menina, morreu a 26 de outubro na província oriental de Pursat, estava internada num hospital pediátrico devido à febre e dificuldades respiratórias, referiu a Organização Mundial de Saúde num comunicado conjunto com o Ministério cambojano da Saúde.
O documento indicava que uma investigação na aldeia onde a menina vivia revelou que dois meses antes da menor ser dada como infetada, as aves da casa dos avós da pequena tinham morrido de forma repentina. Análises posteriores à doença confirmaram que a menina se encontrava infestada com o vírus H5N1.
A gripe das aves é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. Tendo sido identificada em Itália por volta de 1900, é, no entanto, conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático.
A gripe das ave já fez 37 vítimas no Camboja, desde que foi detetado o primeiro caso, em 2003.
ZAP/Lusa