//

Monopólio lança versão feminina. Neste jogo, as mulheres ganham mais do que os homens

O Monopólio terá uma versão dedicada a mulheres – o “Ms. Monopoly” –, onde as jogadoras poderão ganhar 240 dólares (217 euros) em vez dos habituais 200 dólares (181 euros).

A caixa daquele que é um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo terá a imagem de uma boneca – a sobrinha do habitual homem de negócios de bigode. As jogadoras poderão investir em invenções criadas por mulheres empreendedoras, como painéis solares, redes wi-fi, coletes à prova de bala ou bolachas com pepitas de chocolate, em vez de propriedades ou casas.

As regras estabelecem que as mulheres recebem um pouco mais de dinheiro no início do jogo e todas as vezes que passam pela casa “Partida”, o que compensa a diferença salarial na vida real. Em vez de 200 dólares, recebem 240.

Todas as outras regras do jogo mantêm-se. Ainda assim, os homens terão também a oportunidade de ganhar a partida. “É divertido haver um jogo que cria um universo onde as mulheres têm vantagem inicial sobre os homens, ao contrário do que é habitual. Mas não se preocupem: se os homens jogarem bem as suas cartas, também podem fazer dinheiro”, disse, em comunicado, a Hasbro, a empresa que comercializa o jogo.

Segundo o diretor de estratégia da marca, Jen Boswinkel, este jogo permitirá também que as famílias se reúnam à mesa para conviverem e se divertirem, aprendendo curiosidades sobre o universo feminino. “Com todas as questões relacionadas com a necessidade de dar mais poder às mulheres, esta versão do Monopólio apresenta uma forma fresca e leve de discutir este tópico”, afirma Jen Boswinkel.

Nos Estados Unidos, as mulheres que trabalham em tempo integral ganham, por exemplo, 81% do salário dos homens, em média, segundo dados do Departamento do Trabalho. O Ms. Monopoly está à venda a partir de 10 de setembro nos Estados Unidos, sendo também possível fazer encomendas no site da Walmart.

Para celebrar o lançamento da nova versão, a Hasbro surpreendeu três jovens empreendedoras com 20 mil dólares em dinheiro real para que investissem nas suas invenções. O dinheiro foi enviado a Sophia Wang, de 16 anos, que inventou um dispositivo que deteta dolinas antes que aconteçam; Gitanjali Rao, de 13 anos, cuja invenção ajuda a detetar chumbo na água potável; e Ava Canney, de 16 anos, que inventou um espectrómetro que mede a quantidade de corante em doces e refrigerantes.

O Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas, sendo que uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência. Esta versão dedicada às mulheres surge depois de dois lançamentos recentes dedicados ao Socialismo e aos Milllenials, que foram alvo de várias piadas.

O mais interessante é que este jogo de tabuleiro foi, na verdade, originalmente inventado por uma mulher. Elizabeth Magie inventou um jogo chamado The Landlord’s Game em 1903 como um protesto contra a corrupção de dinheiro durante a Era Dourada. Era um quadro quadrado com uma caixa de Go to Jail no canto e a mulher até patenteou o jogo em 1904.

Entretanto, Charles Darrow, designer de jogos, fez a sua própria versão do jogo, chamou-lhe Monopólio e, em 1935, vendeu-o à Parker Brothers.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.