Um grupo de arqueólogos encontrou o que se acredita ser o maior sacrifício de crianças no mundo. Embora não seja certo, aponta-se que o ritual da cultura pré-colombiana tenha ocorrido há mais de 500 anos.
Foram encontrados os restos mortais de 227 crianças oferecidas num ritual da cultura pré-colombiana Chimu, na costa norte do peru. Até agora, esta é a maior descoberta de sacríficios de crianças do mundo.
“Somos o maior lugar do mundo onde foram encontrados restos de crianças sacrificadas”, destacou o arqueólogo Feren Castillo. Os trabalhos começaram em 2018 e as ossadas têm entre mil e 200 e mil e 400 anos de antiguidade.
Os corpos das 227 vítimas, com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos, foram encontrados perto da cidade costeira de Huanchaco, município no litoral de Trujillo. Os arqueólogos revelaram à Agence France-Presse, citados pela BBC, que alguns dos corpos desta última coleção ainda tinham cabelo e pele quando foram desenterrados.
As ossadas das crianças demonstraram sinais de terem sido mortas durante época de chuva e, foram enterradas de frente para o mar — isto significa que foram sacrificadas para apaziguar os deuses dos Chimu, provavelmente para abrandar as catástrofes naturais ligadas ao fenómeno climático El Niño.
Os Chimu usavam os sacrifícios humanos e ofertas durante as cerimónias espirituais. A cultura pré-colombiana residia ao longo da costa norte do Peru e era uma das civilizações mais poderosas da região. Por volta de 1475 desapareceu ao ser conquistada pelos incas.
Feren Castillo descreveu o processo como incontrolável e explicou que onde quer que escavassem, encontravam outro corpo. O trabalho de escavação ainda continua no local e os arqueólogos revelam que ainda podem estar mais corpos por descobrir.
A descoberta acontece um ano depois de se vir a descobrir que 200 crianças foram vítimas de sacrifícios humanos noutros dois locais do país.
Também os incas matavam e enterravam crianças nas fundações das casas para não desmoronarem nos terramotos. Todas as culturas são lindas!
O sacrifício de crianças agora chama-se aborto. Não são centenas de vitimas, são milhões. 🙁
safaste-te.