/

Por que nos rimos quando sabemos que é errado

Por vezes rimos nas situações mais inconvenientes, mesmo quando não o queremos fazer. Os cientistas explicam porque razão um riso “proibido” pode ser, por vezes, prazeroso.

Para o povo Batek da floresta tropical da península da Malásia, o riso pode ser perigoso. Entre os tabus destes caçadores-coletores, rir em certas situações pode causar tempestades, doenças ou até a morte. E ainda assim, às vezes, os Batek — como qualquer outra pessoa — riem quando sabem que não deveriam. De facto, o riso pode ser especialmente prazeroso quando proibido.

O que é que este paradoxo nos diz sobre as ideias de certo e errado? Um estudo, recentemente publicado na revista American Ethnologist, com os Batek sugere que ao examinar risos contagiosos e incontroláveis pode ajudar a explicar porque é que fazemos coisas que não devemos.

Rir quando não devemos pode ser uma forma de moldar as nossas crenças éticas interagindo com os outros, testando os limites do certo e do errado. Para entender isto, devemos olhar não apenas para o que é engraçado, mas para como é que as pessoas riem.

Na floresta Batek, rir de qualquer coisa que esteja prestes a comer arriscaria diarreia e até morte em circunstâncias extremas. Rir perto de frutas, flores, abelhas, mel, certos insetos ou na verdade qualquer coisa que tenha a ver com a ecologia da estação da fruta acarreta enormes riscos. Estes incluem lagartas a sair dos olhos, uma cabeça inchada gigantesca ou incapacidade de falar.

Também pode afetar a própria estação da fruta, fazendo com que algumas frutas ou flores não apareçam. Rir muito, muito alto ou de certas criaturas — em particular sanguessugas e outros invertebrados — pode causar terríveis tempestades.

Aderir a estes tabus é visto como um comportamento ético, uma maneira de as pessoas demonstrarem respeito pelas pessoas não-humanas da floresta que fornecem sustento aos Batek. Mas às vezes as pessoas não conseguem controlar o riso.

Sociedade ou individual?

Há muito que os académicos debatem se a nossa ética é moldada pela sociedade ou se a controlamos como indivíduos. No entanto, momentos de risos proibidos entre os Batek mostram que ambas as possibilidades podem ser verdade.

Por um lado, as nossas ideias sobre o que é engraçado são moldadas pelos nossos contextos sociais. Por outro lado, as pessoas sempre terão as suas próprias reações às coisas que acontecem. Os contextos sociais ajudam a moldar essas reações, mas não são a única coisa que determina o nosso comportamento. O riso pode surgir, quer seja ou não cultural ou socialmente apropriado.

Quando se trata da ética do riso, as pessoas podem reconhecer as regras do que é apropriado, mas também lidar como bem entendem. A quantidade de liberdade que as pessoas têm para escolher o que é ético reflete a sua compreensão mais ampla dos relacionamentos com os outros.

Na sociedade igualitária de Batek, onde nenhuma pessoa tem autoridade sistemática sobre outra, a autonomia individual é primordial. Este foco na autonomia é o motivo pelo qual os Batek não se punem por risos inadequados, mesmo quando são considerados errados e arriscam consequências perigosas para o grupo, como a ira do trovão.

Por causa disto, o riso é uma ferramenta única para a socialização. Há uma interação constante entre fazer a coisa certa e fazer a quantidade certa da coisa errada. E entender como isso funciona através do riso ajuda as pessoas a estabelecerem os seus valores éticos pessoais em relação ao resto do grupo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.