Especialistas do MIT desenvolveram uma fórmula para prever quais fotos serão as mais populares na web.
Os especialistas analisaram a cor, textura, conteúdo e contexto de mais de 2 milhões de fotos no Flickr e contaram o número de vezes que foram vistas para descobrir quais os fatores levam as fotos à fama.
Aditya Khosla, estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Atish Das Sarma, do eBay Research Labs e Raffay Hamid, do DigitalGlobe, divulgaram no mês passado o estudo “O que torna uma imagem popular?” numa conferência sobre Internet.
Segundo os especialistas, fotos que mostram armas, como um revólver, mini-saias, fatos de banho, bikinis, sutiãs e chávenas têm “um forte impacto positivo” na popularidade de uma foto.
Entre os objetos e animais que tiveram um “impacto positivo médio” estão pandas gigantes, basquetebol, joaninhas, lhamas e arados.
As fotos com impacto positivo baixo são as que mostram guacamoles, catamarãs, javalis, carroças e placas solares. E há também as fotos com impacto negativo, que mostram espátulas, laptops, carrinhos de golfe e desentupidores.
Os investigadores também descobriram quais são as cores que mais atraem as pessoas.
“Observamos que, em média, as cores mais azuladas e esverdeadas tendem a ter importância menor quando comparadas à cores mais avermelhadas. Isto pode ocorrer pelo fato de que as imagens com mais cores chamativas tendem a atrair o olhar do observador, levando a um número maior de visualizações”, escrevem.
Recomendações e teste
Os investigadores também dão algumas sugestões para aumentar a popularidade das fotos, entre elas a opção por colocar figuras humanas na imagem ou, pelo menos, um ponto de foco bem definido.
“Podemos observar que objetos semanticamente importantes, como pessoas, tendem a contribuir positivamente para a popularidade de uma imagem. Cenas abertas com pouca atividade tendem e não ser populares – com muitas exceções, é claro”, escreveram os especialistas.
Além de avaliar o que torna uma foto popular, Khosla e os colegas também lançaram uma ferramenta online que permite que os fotógrafos testem as hipóteses de uma imagem ganhar popularidade na web antes mesmo de a publicarem no Flickr.
A pontuação pode chegar ao nível mais baixo, 0, ou ao máximo, 7. Se a foto ficar com uma pontuação média, de quatro, ela poderá conseguir 16 visualizações por dia.
No entanto, como a avaliação não é exata, o próprio Khosla aconselha que as pessoas analisem as pontuações relativas de várias imagens antes de escolherem a que vão publicar.
A falta de exatidão pode ocorrer devido ao facto de o algoritmo ser limitado e reconhecer apenas mil objetos, além de não medir o impacto das imagens de celebridades. Isto pode explicar os baixos resultados de algumas imagens muito populares, como o selfie da apresentadora Ellen DeGeneres durante a cerimónia dos Óscares, que obteve apenas uma pontuação de 4.158 com a ferramenta dos especialistas.
ZAP / BBC