/

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada.

Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores e mais antigos fóruns da Internet. O engenheiro de dados Tyler Wood tinha uma conversa de grupo com os seus colegas de trabalho exclusivamente para se relembrarem uns aos outros para regar as suas plantas.

Farto deste método, decidiu criar a iniciativa “r/takecareofmyplant“, que basicamente se traduz por “tomem conta da minha planta”. Aliando os seus dotes de engenharia ao poder da comunidade do Reddit, criou um sistema que permite regar a sua planta de acordo com os votos dos utilizadores.

Como programador autodidata, o norte-americano pôs mãos à obra e, com um Raspberry Pi — um pequeno computador de 25 dólares — e uma bomba de água, criou a tecnologia capaz de regar a planta de acordo com a intenção dos internautas.

Assim, com um simples voto, o utilizador dá a sua opinião e indica se a planta deve ser regada ou não. Uma vez por dia, a opção que reunir a maioria dos votos é automaticamente executada pelo engenho criado por Tyler.

Este tipo de ideia já tinha sido aplicada em plataformas de streaming para jogos, com os espetadores a decidirem o que deve ser feito no jogo. “Eu perguntei-me se essa mesma abordagem coletiva e caótica poderia manter um organismo real vivo”, disse Tyler, citado pela Vice. “Eu acho que uma planta é o único organismo que eu poderia, moral e eticamente, permitir que a Internet tomasse conta”.

A iniciativa surgiu há três anos e, desde então, a afelandra (também conhecida por planta-zebra) tem resistido com o tempo e com a boa vontade do Reddit. Aquilo que começou com uma brincadeira, tornou-se rapidamente um sucesso. Tanto que Tyler criou um site que transmite 24 horas por dia a planta, que as pessoas carinhosamente apelidaram de Jeff.

Conforme as coisas se iam tornando mais sérias, Tyler foi capacitando os utilizadores com mais e melhores indicadores para as suas escolhas. Para além de poderem ver a planta, o site apresenta gráficos da humidade, temperatura e luz solar.

“Este tipo de projeto aleatório levou a uma espécie de conexão real”, disse o americano. “Isto simplesmente vai contra muitas das perceções da Internet“.

Tyler diz ainda que a comunidade se regula sozinha e que o próprio acaba por ter pouca interferência. No entanto, menciona que ocasionalmente aparecem alguns sabotadores, que tentam regar demasiado a planta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.