/

Achado arqueológico reescreve história da antiga civilização Maia

13

(CC0/PD) aladecuervo / Pixabay

Templo de Kukulcán, localizado em Chichén Itzá – uma cidade arqueológica maia, no Iucatã

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu, através de um achado arqueológico, que a antiga civilização Maia enfrentou conflitos militares violentos durante o chamado “período clássico”, entre 250 e 900 da nossa era.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Nature, estes conflitos brutais resultaram na morte de vários habitantes, bem como na destruição de cidades inteiras.

Até então, observa o portal Newsweek, os cientistas acreditavam que no período em causa as guerras tinham um caráter puramente local e que os conflitos não causavam vítimas entre os civis ou um grande impacto económico.

A comunidade científica datou os grandes conflitos de guerra mais tarde na História, durante os séculos IX e X, época na qual ocorreu o declínio da civilização.

Mas a narrativa da História da civilização Maia pode ter que mudar. A equipa descobriu inscrições gravadas numa estela de pedra que contradizem a datação comummente aceite. A pedra dá conta de uma batalha sangrenta que ocorreu a 21 de maio de 697 em Witzná, uma cidade maia localizada no norte da atual Guatemala.

Os estudos epigráficos levados a cabo revelaram que as inscrições continham o termo “puluuy”, que se traduz como “queimado” e admite duas interpretações distintas: a primeira está relacionada com algum tipo de ritual, enquanto que a segunda pode remeter para eventos de caráter estritamente bélico.

Posteriormente, os cientistas analisaram materiais dos terreno circundante, para perceber qual das duas teorias fazia mais sentido.

David Wahl, da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e os seus colegas analisaram as rochas sedimentares de um lago localizado a dois quilómetros do antigo assentamento de Witzná e encontraram restos de carvão – a evidência arqueológica da existência de vários incêndios brutais no passado.

Escavações realizadas no local também mostraram que todos os principais edifícios da área, incluindo o palácio real e vários monumentos, foram consumidos pelas chamas no final do século VII, durante um período de guerra que vitimou muitos civis.

“Após este evento, a evidência mostra uma diminuição dramática na atividade humana, o que indica um grande impacto negativo sobre a população local”, apontaram os autores.

“Estas descobertas fornecem informações sobre as estratégias e o grande impacto social das guerras do período clássico”, mostrando também que “os mais se envolveram em táticas semelhantes à da guerra total anterior e com mais frequência do que se pensava anteriormente”, lê-se ainda na mesma publicação.

O declínio da civilização maia terá ocorrido entre os séculos IX e X, tendo sido causado por vários fatores, como epidemias, esgotamento dos recursos naturais, invasão de tribos inimigas e secas persistentes e repetidas, apontou um outro estudo científico publicado no ano passado na revista científica Science.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

13 Comments

  1. Perdeu a oportunidade de ficar calado e não espalhar merda.

    Quando banca o isentão…. todo já sabe que é um maldito esquerdista que quer o Lula livre.

  2. A verdade é simples, sairam na porrada devido ao declínio da subsistência… Fome é foda. Daí quando viram que a grama do vizinho era mais verde, não deu outra : “vamos lá tomar aquele território”
    o final é justamente este, o fim da cultura dos maia, que acharam que iriam subjugar na geral na marra com guerras, com o seu império indo com tudo, só não contavam com a disposição da galera das outras tribos… Tomaram um pial bonito. Agora usar de termos como ideológia, só pode estar de secanagem. Passaram por uma estiagem sinistra, sem comida é igual a surgimento de epidemias pela inanição e isto não tem nada haver com ideologias. E sim necessidade de sobrevivência.

  3. A realidade é que ninguém sabe com
    certeza o que aconteceu. Existem
    Teorias. Acham um pedaço de carvão
    e já concluem que toda população morreu queimada.
    As guerras sempre existiram. existem
    e nunca terá fim.
    No início quando nem existiam tribos,
    apenas os primeiros dois irmãos, Caim não matou Abel?

    • “A realidade é que ninguém sabe com
      certeza o que aconteceu”
      “No início quando nem existiam tribos,
      apenas os primeiros dois irmãos, Caim não matou Abel?”
      Não sei… matou?
      Quando/onde?
      Tu estavas lá ou tens alguma evidência disso?
      Pois…
      Pelo menos dos Maias não faltam vestígios, já desse Abel e Caim há ZERO!!
      Agora pensa!…

  4. há sempre alguem que acha que pode tirar ao outro por ser mais esperto
    há uns que tudo fazem para o bem de todos , uma minoria , e há outros que sugam tudo o que conseguem como se isso fosse bom …

  5. Estamos todos no momento debaixo de governos humanos e desde que o homem decidiu definir para si oque é bom ou mau para si , revelando se conta a autoridade de seu criador , ficou sujeitos aos governos humanos que estão sob o controle de anjo rebelde caluniador e mentiroso, Satanás.. desde então grandes civilizações surgiram , entraram em decadência e desapareceram, os tempos das nações já acabaram em 1914! Conforme profecia bíblica , já estamos desde então lá nos céus sem a influência de Satanás e e seus anjos rebeldes, pois foram expulsos para a terra, aguardamos o cumprimento da segunda parte da profecia de apocalipse 14:1a4 aqui na terra pois a tenda de Deus estará com a humanidade…. brevemente haverá mudanças com nunca houve e que são aguardadas desde a fundação do mundo , breve Jeová colocará as coisas no seu devido lugar , a humanidade que sobreviver será soerguida a perfeição perdida, mortos serão trazidos a vida uma condição sem pecados com geração a seu tempo , na ordem dos últimos para os primeiros, um a um retornarão pra seus familiares , terão novas instruções, receberão uma nova oportunidade de aderirem as leis e princípios justos do governo do verdadeiro debaixo do reino de Cristo Jesus, todos os vivos , devolverão as condições paradisíacas da terra , listão o planeta da desordem causada por milênios de anos de devastação humana alienada de Deus que causou grande estragos para o planeta e seu ecossistemas…. Porém o que se avizinha é o Harmagedon que é a guerra de Deus com os governantes deste mundo e com seus apoiadores, agora um recado a todos os leitores: Se desejas estar sob o governo de Deus após Deus por acabo todos os governos de agora , o leitor deste comentário deve meditar se com suas atitudes está apoiando as atitudes e conceitos e modos de vida que a muito o criador tem condenado atravéz de sua palavra a bíblia, se notar em suas avaliações pessoais que sim que tem apoiado estes sistema e modo de vida contrário aos princípios do criador , deve então mudar de atitude e buscar a Jeová o grande criador a fim de ser escondido por ele no dia de seu acerto de contas com todos que apoiam este modo de vida leia na bíblia Sofonias 2::2 e 3.

    • Mais um carmeiro religioso que usa a internet para espalhar a sua imbecilidade e falta de cultura/literacia/educação por todo lado!…
      Estavas tão bem caladinho a rezar para o tal ser imaginário a que chamas deus, mas preferes importunar todos com as tuas teorias fora de prazo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.