O milho pode ter sido o maior inimigo da antiga civilização Maia

Uma nova investigação, que contou com cientistas da Universidade do Arizona e da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugere que a dependência de milho, bem como a intensificação da sua produção e as sucessivas secas podem ter ditado o fim da antiga civilização maia.

Os especialistas analisaram os restos mortais de 50 membros da antiga comunidade maia de Cahal Pech, em Belize, que atravessou vários momentos de seca entre o período Pré-Clássico Médio (735-400 a.C) e o Clássico Tardio (800-850 d.C.).

A equipa estudou os valores de isótopos estáveis de carbono e nitrogénio presentes nos colágeno ósseo – molécula nos ossos – dos restos mortais, visando determinar como é que as dietas alimentares deste povo mudaram com o passar do tempo.

De acordo com um comunicado difundido pelo Science Daily, a análise revelou que tanto os indivíduos da elite como os plebeus tinham uma dieta diversificada. Para além do milho, que era parte importante da alimentação, os maias comiam plantas silvestres e animais.

Foi esta mesma diversidade, segundos os cientistas, que lhes permitiu “amortecer” uma das primeiras secas que assolou a região durante séculos entre 300-100 a.C. Contudo, a adaptação deste povo antigo mudou radicalmente entre 750 e 900 d.C.

“O crescimento das hierarquias sociais e a expansão da população levaram à intensificação da produção agrícola e ao aumento da dependência do milho”, escreveram os cientistas no novo estudo cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Current Anthropology.

O facto de a dieta se ter tornado mais dependente de milho pode justificar a sua extinção, de acordo com os resultados da investigação. Apesar de esta ter sido uma cultura pouco resistente à seca, a procura da elite para produzir este alimento “foi um fator que contribuiu para o fracasso do sistema sócio político de Cahal Pech face a outra seca severa no final do Clássico Tardio”, explicaram os cientistas.

“O estudo fala sobre a importância da mudança climática e o declínio das sociedades antigas e contribui para a nossa compreensão da vulnerabilidade às mudanças climáticas entre as comunidades agrícolas tradicionais e as nações industrializadas”, disse, citada na mesma nota, a autora principal do estudo, Claire Ebert.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …