O milho pode ter sido o maior inimigo da antiga civilização Maia

Uma nova investigação, que contou com cientistas da Universidade do Arizona e da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugere que a dependência de milho, bem como a intensificação da sua produção e as sucessivas secas podem ter ditado o fim da antiga civilização maia.

Os especialistas analisaram os restos mortais de 50 membros da antiga comunidade maia de Cahal Pech, em Belize, que atravessou vários momentos de seca entre o período Pré-Clássico Médio (735-400 a.C) e o Clássico Tardio (800-850 d.C.).

A equipa estudou os valores de isótopos estáveis de carbono e nitrogénio presentes nos colágeno ósseo – molécula nos ossos – dos restos mortais, visando determinar como é que as dietas alimentares deste povo mudaram com o passar do tempo.

De acordo com um comunicado difundido pelo Science Daily, a análise revelou que tanto os indivíduos da elite como os plebeus tinham uma dieta diversificada. Para além do milho, que era parte importante da alimentação, os maias comiam plantas silvestres e animais.

Foi esta mesma diversidade, segundos os cientistas, que lhes permitiu “amortecer” uma das primeiras secas que assolou a região durante séculos entre 300-100 a.C. Contudo, a adaptação deste povo antigo mudou radicalmente entre 750 e 900 d.C.

“O crescimento das hierarquias sociais e a expansão da população levaram à intensificação da produção agrícola e ao aumento da dependência do milho”, escreveram os cientistas no novo estudo cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Current Anthropology.

O facto de a dieta se ter tornado mais dependente de milho pode justificar a sua extinção, de acordo com os resultados da investigação. Apesar de esta ter sido uma cultura pouco resistente à seca, a procura da elite para produzir este alimento “foi um fator que contribuiu para o fracasso do sistema sócio político de Cahal Pech face a outra seca severa no final do Clássico Tardio”, explicaram os cientistas.

“O estudo fala sobre a importância da mudança climática e o declínio das sociedades antigas e contribui para a nossa compreensão da vulnerabilidade às mudanças climáticas entre as comunidades agrícolas tradicionais e as nações industrializadas”, disse, citada na mesma nota, a autora principal do estudo, Claire Ebert.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O problema da escassez de milho provocava a diminuição da produção de cerveja e isso teve um impacto severo no equilíbrio social.

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …