/

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca.

A tarefa não foi propriamente fácil e para averiguar os efeitos de diferentes níveis de ferro em mais de 900 doenças, os cientistas examinaram os dados genéticos de mais de 500 mil pessoas. Para tal foi usado um método conhecido como a randomização mendeliana, através da qual se calcula se as variantes genéticas herdadas podem levar ao desenvolvimento de uma doença

Na avaliação dos resultados, a equipa de investigação concluiu que níveis elevados de ferro estão associados a um menor risco de colesterol alto. No entanto, há consequências negativas no excesso de ferro, nomeadamente um maior risco de AVC, coágulos sanguíneos e um maior risco de infeção bacteriana na pele.

Através da randomização mendeliana, os cientistas esgravataram os dados em procura de variações genéticas que pudessem relacionar com níveis elevados de ferro. De seguida, verificaram se as pessoas com essas variações tinham um maior ou menor risco de uma série de doenças.

Segundo o Tech Explorist, a equipa internacional de cientistas descobriu que níveis de ferro mais altos estão associados a um menor risco de colesterol alto e aterosclerose, que afeta sobretudo os grandes vasos e que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores.

“O ferro é um mineral importante e é essencial para transportar oxigénio pelo nosso corpo. No entanto, obter a quantidade certa de ferro no corpo é um equilíbrio complicado — pouco pode levar à anemia, mas muito pode levar a uma série de problemas, incluindo danos no fígado”, explicou Dipender Gill, um dos autores do estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American Heart Association.

Gill e a sua equipa continuam sem saber como é que o ferro afeta os níveis de colesterol e outros problemas de saúde, mas têm algumas ideias. “Uma possibilidade é que os níveis mais baixos de colesterol possam estar associados ao risco reduzido de as artérias ficarem endurecidas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.