Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca.

A tarefa não foi propriamente fácil e para averiguar os efeitos de diferentes níveis de ferro em mais de 900 doenças, os cientistas examinaram os dados genéticos de mais de 500 mil pessoas. Para tal foi usado um método conhecido como a randomização mendeliana, através da qual se calcula se as variantes genéticas herdadas podem levar ao desenvolvimento de uma doença

Na avaliação dos resultados, a equipa de investigação concluiu que níveis elevados de ferro estão associados a um menor risco de colesterol alto. No entanto, há consequências negativas no excesso de ferro, nomeadamente um maior risco de AVC, coágulos sanguíneos e um maior risco de infeção bacteriana na pele.

Através da randomização mendeliana, os cientistas esgravataram os dados em procura de variações genéticas que pudessem relacionar com níveis elevados de ferro. De seguida, verificaram se as pessoas com essas variações tinham um maior ou menor risco de uma série de doenças.

Segundo o Tech Explorist, a equipa internacional de cientistas descobriu que níveis de ferro mais altos estão associados a um menor risco de colesterol alto e aterosclerose, que afeta sobretudo os grandes vasos e que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores.

“O ferro é um mineral importante e é essencial para transportar oxigénio pelo nosso corpo. No entanto, obter a quantidade certa de ferro no corpo é um equilíbrio complicado — pouco pode levar à anemia, mas muito pode levar a uma série de problemas, incluindo danos no fígado”, explicou Dipender Gill, um dos autores do estudo publicado no mês passado na revista científica Journal of the American Heart Association.

Gill e a sua equipa continuam sem saber como é que o ferro afeta os níveis de colesterol e outros problemas de saúde, mas têm algumas ideias. “Uma possibilidade é que os níveis mais baixos de colesterol possam estar associados ao risco reduzido de as artérias ficarem endurecidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …