Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira.

Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e os restantes foram transportados para o hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Todas as vítimas são maiores de idade, entre os 20 e os 30 anos, disse ao Diário de Notícias o comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, Fernando Santos. “Sentiam irritação nos olhos e garganta e dificuldades respiratórias”, precisou. De acordo com o Correio da Manhãnenhuma vítima se encontra em estado grave.

Para o local foram mobilizados 18 operacionais e oito viaturas, segundo disse fonte do CDOS ao mesmo jornal. O alerta foi dado pelas 12h29. As instalações da piscina foram evacuadas e, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Odivelas, Fernando Santos, cerca de 30 pessoas foram retiradas.

Em declarações à Lusa, o vereador João Paulo da Cruz António explicou que o espaço foi evacuado em “menos de dez minutos”, apontando como causa da ocorrência uma “fuga de gases com cloro” proveniente de um “recipiente com químicos que continha cloro”. O autarca contou que após a troca da tampa desse recipiente, os níveis voltaram ao normal.

A piscina foi encerrada para ser ventilada e, segundo o comandante dos Bombeiros de Odivelas, foi reaberta ao público cerca das 17h. “O problema foi de imediato resolvido de imediato pela equipa de manutenção das Piscinas”, disse.

Os quatro utilizadores das piscinas que foram na quarta-feira assistidos no hospital tiveram alta hospitalar cerca das 17h30, disse o vereador da Proteção Civil do município de Odivelas à Lusa.

Contactada pelo Observador, a Câmara Municipal de Odivelas, que admitiu ser responsável pela gestão das piscinas, não quis dar esclarecimentos sobre o sucedido, referindo desconhecer o caso e remetendo o assunto para as Piscinas Municipais. Esta entidade disse que não faria quaisquer comentários.

No site da câmara municipal de Odivelas, lê-se que a Piscina Municipal de Odivelas “proporciona, aos seus já milhares de utilizadores, vários serviços de excelência, dos quais, se destaca a qualidade da sua água (reconhecida por vários laboratórios independentes) e os serviços prestados pelo Corpo Técnico, quer no ensino das várias atividades aquáticas, quer na prestação de cuidados de saúde e de bem-estar.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.