/

Tricô e heavy metal unem-se para dar a origem a competição mundial

Na Finlândia, uma união improvável deu origem ao primeiro campeonato do mundo de tricô heavy metal. Os participantes mostram os seus dotes a tricotar enquanto dançam ao som de música heavy metal.

A Finlândia recebeu aquele que foi o primeiro campeonato do mundo de tricô heavy metal. “Quando vi que havia uma combinação de heavy metal e tricô, pensei: ‘é este o meu nicho’“, disse Heather McLaren, uma participante que viajou da Escócia até à Finlândia na esperança de conquistar o título mundial.

A pequena vila de Joensuu foi o palco para este evento, que, apesar da sua peculiaridade, conseguiu reunir um público de 200 pessoas, dos 8 aos 80 anos, e de nove países diferentes. “É ridículo, mas é tão divertido”, rematou Heather.

Se em Portugal o tricô é uma prática comum maioritariamente entre mulheres idosas, o heavy metal agrada, regra geral, a um público mais jovem. Por isso, encontrar uma interseção entre estes dois públicos não há de ter sido propriamente fácil. Na Finlândia, o heavy metal ganhou popularidade quando, em 2006, a banda Lordi venceu o Festival Eurovisão da Canção.

Os Lordi foram o mote para uma paixão crescente dos finlandeses por este estilo musical. Aliás, de acordo com o Snopes, a Finlândia é o país com o maior número de bandas heavy metal per capita — mais de 50 bandas por cada 100 mil pessoas.

Este país nórdico é conhecido por receber outro tipo de eventos bizarros como este, como realça Mark Pyykkonen, um dos jurados e organizadores da competição. A Finlândia já acolheu no passado o campeonato do mundo de guitarra de ar, futebol de pântano e até mesmo uma competição de carregar esposas.

“Temos invernos tão escuros e longos”, disse Mari Karjalainen, uma das fundadoras do evento. “Isso realmente dá-nos muito tempo para planear os nossos verões curtos e chegar a estas ideias tolas”.

O tão desejado troféu foi levado para casa com a performance de uma equipa japonesa, chamada Giga Body Metal. Vestidos como lutadores de sumo, os nipónicos impressionaram o júri finlandês com as suas habilidades de tricô e dotes de dança heavy metal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.