Enjoos nos A330neo da TAP: tripulantes admitem fazer greve

1

Os tripulantes dos novos aviões Airbus A330neo da TAP admitem recorrer à greve na sequência dos casos continuados de enjoos sentidos por passageiros e tripulação durante os voos nestas aeronaves.

O caso dos misteriosos enjoos nos aviões do modelo Airbus 330-90nNeo operados pela TAP  continua por explicar, e sucedem-se os relatos de passageiros e tripulação que se sentem indispostos durante os voos.

Agora, os tripulantes de cabine da TAP que admitem recorrer à greve devido aos enjoos. Segundo o DN, quatro meses que os tripulantes destas aeronaves se queixam de mal-estar, vómitos e tonturas provocados pelos novos aviões A330-900neo.

Numa nota a que o jornal teve acesso, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) diz ter já recebido mais de uma dezena de denúncias de indisposições “que estão a colocar em alvoroço os tripulantes de bordo” da companhia aérea e que terão motivado várias reuniões de alto nível.

Apesar de parecer não haver problema para a saúde, o sindicato diz que “assim é que não pode continuar” e ameaça convocar uma greve “caso a TAP não mostre garantias de que o problema pode ser resolvido em pouco tempo”.

Segundo o sindicato, que diz ter solicitado uma análise biológica aos tripulantes para “saber se os sintomas são devidos à falta de oxigénio na cabine”, os sintomas relatados incluem tonturas, vómitos, enjoos, desorientação, ardor nos olhos, cansaço extremo e até sensação de desmaio.

A TAP confirmou a existência de “casos pontuais de tripulantes com ligeiras indisposições”, que poderiam estar “associados a alguns odores do equipamento de ar condicionado“, comum em aviões novos.

A companhia aérea assegura que “todas as análises feitas pela Airbus indicam que os parâmetros de qualidade do ar estão dentro do normal na indústria”, vincando que “nunca colocaria os seus clientes e trabalhadores numa situação de risco para a sua saúde”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.