/

Há mais de 50 lagos desconhecidos sob a capa de gelo da Gronelândia

Uma equipa de cientistas liderada por Jade Bowling, do Centro Ambiental Lancaster, no Reino Unido, descobriu 56 lagos sub-glaciais desconhecidos até então na Gronelândia.

De acordo com o portal EurekAlert, que avançou com a notícia esta quinta-feira, a descoberta eleva para 60 o número de lagos com estas características na ilha.

Os lagos agora descobertos têm entre 0,2 e 5,9 quilómetros e, de acordo com o cientista Stephen Livingstone, tendem a agrupar-se no leste da Gronelândia, onde a camada de gelo é mais dura.

Apesar de estes lagos serem mais pequenos do que os da Antártida, a descoberta é importante uma vez que mostra que este tipo de formações é mais comum na Gronelândia do que se pensava até então.

Estes lagos ajudam ainda a perceber melhor onde é que a água é produzida e como é que esta drena sob a camada de gelo – o que influencia a forma como a camada de gelo responderá ao aumento da temperatura.

“Os cientistas têm um bom conhecimento sobre os lagos sub glaciais da Antártida, (…) No entanto, até agora pouco se sabia sobre a distribuição e o comportamento dos lagos sob a camada de gelo da Gronelândia “, acrescentou Jade Bowling.

Por sua vez, Livingstone frisou que estes lagos “podem fornecer objetivos importantes para a exploração direta, a fim de procurar evidências de vida extrema e para recolher amostras dos sedimentos depositados no lago que preservam um registo de mudanças ambientais”.

// ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.