/

O café pode ser o segredo para combater a obesidade e a diabetes

Uma equipa de cientistas do Reino Unido descobriu que o café ativa a “gordura castanha”, também conhecida como “gordura boa”, numa nova investigação que pode ter importantes implicações para combater a obesidade ou a diabetes.

A “gordura má”, designada por “gordura branca”, é responsável pelo armazenamento de calorias e aloja-se na barriga, anca e coxas, enquanto a “gordura castanha”, ou “gordura boa”, encontrada na zona do pescoço e ombros, ajuda a queimar calorias através de um processo que gera calor.

Num novo estudo, levado a cabo por cientistas da Universidade de Nottingham, a equipa descobriu que beber uma chávena de café ajuda o corpo humano a queimar calorias ao ativar a “gordura castanha”.

Ao aumentar a atividade do tecido adiposo castanho, melhora-se “o controlo do açúcar e os níveis de lípidos no sangue”, enquanto que “as calorias adicionais consumidas ajudam a perder peso”, explicou o fisiologista Michael Symonds, da Universidade de Nottingham, citado em comunicado da universidade do Reino Unido.

“Até agora, ninguém tinha encontrado uma forma adequada para estimular a atividade [da “gordura castanha”] em seres humanos”, apontou o cientista. A equipa liderada por Symonds foi capaz de detetar, através de instrumentos térmicos, que “algo como uma chávena de café pode ter um efeito direto sobre as nossas funções de ‘gordura castanha'”.

Sabendo que esta gordura se localiza em volta do pescoço, os cientistas conseguiram visualizar a atividade do tecido adiposo dos participantes do procedimento logo depois de estes terem ingerido a bebida, verificando assim se a “gordura castanha” aquecia.

Mecanismo pode ser chave para a obesidade e diabetes

O processo agora descoberto pode ser fundamental para tratar a obesidade e a diabetes a partir de uma nova abordagem, explicam ainda os cientistas.

Os cientistas levaram a cabo uma série de estudos com células em tubos de ensaio para verificar se a cafeína estimulava a gordura. Assim que encontraram a dose certa para estimular o mecanismo, aplicaram os testes em voluntários.

Apesar de os resultados que os investigadores consideram promissores, é ainda preciso confirmar se a cafeína é o ingrediente responsável por uma maior emissão de calor.

“Este é o primeiro estudo em seres humanos, que mostra que algo como uma chávena de café pode ter um efeito direto nas funções da nossa gordura castanha. As possíveis implicações dos resultados são grandes, uma vez que a obesidade é uma grande preocupação para a sociedade, e também temos uma epidemia crescente de diabetes. A ‘gordura castanha’ pode potencialmente ser parte da solução para os combater”, disse.

Os cientistas explicaram que este efeito do café poderia ser usado como parte de um sistema de controlo de peso ou num programa de regulação da glicose para a prevenção da diabetes. Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Scientific Reports.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.