/

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Paul Hamilton / Wikimedia

Vista dos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia.

De acordo com o Expresso, os socorristas tinham partido no início de junho à procura de oito alpinistas – quatro britânicos, dois norte-americanos, um indiano e uma australiana – no Nanda Devi, um dos picos mais altos dos Himalaias.

Os corpos de sete dos desaparecidos “foram encontrados e transportados para um local próximo”, disse à France Presse um porta-voz da polícia fronteiriça indo-tibetana, Vivek Kumar Pandey. Ainda não foram determinadas as identidades nem as nacionalidades das sete vítimas.

As buscas continuam para encontrar o oitavo alpinista. “As condições no terreno eram extremamente difíceis por causa da encosta íngreme, da acumulação de neve e dos ventos fortes”, explicou. Os socorristas tiveram que escavar na neve para chegar aos corpos.

Quatro outros alpinistas britânicos que se tinham separado do grupo principal ajudaram as equipas a localizarem os outros.

Os alpinistas desaparecidos tinham comunicado pela última vez no dia 26 de maio, véspera de grandes nevões e de avalanchas. As operações de busca também foram afetadas pelo mau tempo e pelas dificuldades do terreno.

O grupo, liderado pelo experiente alpinista britânico Martin Moran, recebeu autorização para escalar o cume oriental de Nanda Devi, mas segundo uma mensagem publicada no Facebook pela sua companheira, a 22 de maio, ia tentar subir por um caminho que ainda não tinha sido usado, informou o Diário de Notícias.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.