A Coreia do Norte lançou, neste sábado, vários mísseis de curto alcance. Trata-se do segundo teste com armas tácticas em menos de um mês, conforme informam fontes militares sul-coreanas.
O regime de Pyongyang “disparou vários mísseis” da cidade de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, de acordo com o comunicado oficial do chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, divulgado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap.
Foram registados vários mísseis que viajaram entre 70 e 100 quilómetros/hora, segundo a nota oficial.
“Os nossos militares estão a acompanhar de perto os movimentos da Coreia do Norte” em “estreita coordenação com os Estados Unidos“, acrescenta o comunicado.
O regime de Pyongyang anunciou a 18 de Abril que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha supervisionado um teste de uma nova arma táctica no dia anterior. Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano referiu, mais tarde, que se tratou de um teste com um sistema de mísseis para combate terrestre.
São os primeiros lançamentos de mísseis da Coreia do Norte desde que, em Novembro de 2017, testou um míssil balístico intercontinental, e desde que se iniciaram os encontros entre Kim e Donald Trum, o Presidente dos EUA.
Apesar de não se tratar de uma violação do compromisso assumido por Kim com Trump, de não lançar mísseis nucleares ou de longo alcance, reflecte um mal-estar crescente na Coreia do Norte.
Durante a cimeira com o presidente russo, em Vladivostok, Kim terá confessado a Vladimir Putin que “os Estados Unidos adoptaram uma atitude de má-fé” na cimeira de Fevereiro passado, segundo reporta a KCNA.
A Coreia do Norte tem exigido que cessem “totalmente” as sanções que a ONU impôs ao regime devido aos testes nucleares e balísticos iniciados em 2006. Todavia, a Casa Branca mantém a posição de não ceder a essa pressão enquanto Pyongyang não tomar medidas concretas para desmantelar o seu arsenal nuclear.
Imagens de satélite da Coreia do Norte mostram que “o principal local nuclear” do país revelava “movimento no mês passado”, como salienta a BBC. Isto pode ser um sinal de que o regime de Pyongyang continua empenhado no seu programa nuclear.
ZAP // Lusa
A coreia tem todo o direito de fazer lançamentos de teste de misseis balisticos e nucleares, e porque nao teria esse direito??? Só os eua é que podem fazer esses lançamentos??? Há coisa de 2 ou 3 dias os eua fizeram o lançamento de um missil nuclear minuteman III. Quer dizer, os eua podem fazer os lançamentos que quiserem e entenderem, os outros,sejam a coreia norte, o irão e outros nao podem, é isso??? E a nivel de me sentir ameaçado, sinto-me mais amealado pelos eua do que pela coreia. Nao esqueçam que os eua já assassinaram em 1945 o povo japonês com bombas nucleares. A diferença é que os eua nao hisitam em fazer esses ataques, a coreia, o irao e outros são para defesa em caso de ataque, há uma grande diferença. E depois há uma nuance que é muito importante os eua estão na lista de perigosos terroristas, a par da al qaeda, do EI e outras organizações terroristas, e se essa lista permite dar caça a grupos terroristas, estando os eua nessa lista, é licito dar caça aos militares americanos.
Primeira coisa: o Japão foi quem começou a guerra contra os EUA atacando Pearl Harbor e se aliando aos nazistas. Mesmo depois da vitória dos aliados na Europa o Japão continuou a guerra e não quis se render, portando as bombas atômicas foram um mal necessário e nem o povo japonês lamenta as bombas, inclusive são os maiores aliados dos americanos. Segundo: vários outros países que não os EUA têm arsenal nuclear e nem por isso ficam fazendo lançamentos e testes aleatoriamente só pra mostrar força. Terceiro: uma pessoa que defende qualquer atitude de um ditador como o da Coreia do Norte deveria antes se mudar para um país como esse para experimentar um pouco de comunismo ao invés de vir aqui defecar pelos dedos, sentado em uma poltrona confortável dento de sua casa também confortável em um país europeu que lhe garante todas as liberdades que um ser humano tem direito. Você é o típico comunista de iPhone, integrante da esquerda caviar, lixo hipócrita.