/

Rei bíblico pode ter mesmo existido

Uma nova leitura de uma tábua antigo difícil de decifrar sugere que o rei bíblico Balaque poderia ter sido uma pessoa histórica real. Mas os investigadores recomendam que as pessoas tomem a descoberta “com a devida cautela”.

“Como os autores admitem, esta proposta é muito preliminar”, disse Ronald Hendel, professor da Bíblia Hebraica e Estudos Judaicos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que não esteve envolvido no estudo.

A tábua em questão é conhecida como a Estela de Mesa, uma pedra de basalto preta com um metro de altura que data da segunda metade do século IX a.C. As 34 linhas da tábua descrevem como o rei Mesa de Moabe triunfou sobre os israelitas. A inscrição está escrita em moabita, que é muito próxima do hebraico.

No entanto, a Estela de Mesa está extremamente rachada e partes dela são difíceis de ler por causa do dano. Quando os ocidentais tomaram conhecimento da tábua na década de 1860, várias pessoas tentaram comprá-la.

As negociações azedavam, em parte por causa de afiliações políticas com os otomanos. Assim, os beduínos despedaçaram a Estela de Mesa aquecendo-a e despejando água fria sobre ela, de acordo com um relatório de 1994 na revista Biblical Archaeology Review.

Desde então, os arqueólogos tentaram remontar a tábua esmagada, conectando os pedaços quebrados. Agora, a tábua está em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Cerca de dois terços são feitos com as suas peças originais e o restante um terço é feito de escrita moderna sobre gesso.

Os investigadores gastaram inúmeras horas a tentar decifrar as porções desafiadoras da tábua. Em meados da década de 1990, foi proposto que a linha 31 se referisse à “Casa de David”, isto é, a dinastia do rei bíblico.

Mas alguns especialistas são céticos quanto a essa interpretação. No outono de 2018, a Escola Secundária da França teve uma exposição da Estela de Mesa. “Queríamos verificar a validade da leitura da Casa de David, sugerida para essa linha”, disse o co-investigador do estudo, Israel Finkelstein, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

O texto continha um “B” definido. A interpretação anterior era que isso significava “Bet”, que significa “casa” em hebraico. Mas Finkelstein e dois colegas pensaram que representava outra coisa: Balaque, um rei Moab mencionado no Livro dos Números da Bíblia Hebraica.

“Se Balaque de facto é mencionado como o rei de Horonaim, esta é a primeira vez em que aparece fora da Bíblia, em evidência em tempo real, isto é, em texto escrito no seu livro. tempo próprio”, disse Finkelstein.

Mas esta é apenas uma ideia e pode não estar correta. “Podemos ler uma letra, b, que estão a supor que pode ser preenchida como Balaque, embora as letras a seguir estejam a faltar”, disse Hendel. “É apenas um palpite”.

Além disso, a Bíblia coloca o rei Balaque cerca de 200 anos antes da criação desta tábua, por isso o tempo não faz sentido. Os autores reconhecem essa lacuna no estudo, publicado na revista Tel Aviv: The Journal of the Institute of Archaeology of Tel Aviv University.

“O estudo mostra como uma história na Bíblia pode incluir camadas de diferentes períodos que foram tecidas por autores posteriores numa história destinada a promover a sua ideologia e teologia”, disse Finkelstein. “Também mostra que a questão da historicidade na Bíblia não pode ser respondida numa resposta simplista de sim ou não”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.