/

Campanha das Europeias custa quase 5 milhões de euros

Enric Fontcuberta / EPA

Os partidos e coligações que disputarão as eleições europeias gastarão mais meio milhão de euros do que na última vez, em 2014.

Os partidos vão gastar mais 545 mil euros, numa média de 292 mil euros gastos por partido – mais 16 mil do que nas últimas europeias. No total, serão gastos quase cinco milhões de euros nas campanhas deste ano: são 4,967 milhões de euros, que já foram comunicados à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos. Em 2014, o montante total ultrapassava por pouco os 4,4 milhões.

Este ano, quem gasta mais é quem está no poder, o Partido Socialista. Este é, de acordo com o Público, o único partido que apresentou gastos iguais ou superiores a um milhão de euros. São 1,250 milhões gastos pelos socialistas, que são também quem teve maior subvenção estatal: dos 1,250 milhões, 1,150 milhões foram atribuídos através de dinheiro do Estado, a que corresponde 92%. A maior despesa ocorreu com os comícios e espetáculos: 400 mil euros.

Os dois partidos que fecham o “pódio” são o PSD, com 890 mil euros – a maior despesa foi em propaganda e comunicação impressa e digital -, e a CDU, com 850 mil euros. A coligação tinha sido em 2014 a concorrente que mais tinha gasto.

Os mais poupados, por outro lado, foram o Partido Trabalhista Português, que usou apenas mil euros; o Partido Nacional Renovador, com 1800 euros; e o Movimento Alternativa Socialista e o Partido Unido dos Reformados e Pensionistas, que chegou aos cinco mil euros.

A recém-criada coligação Basta!, que é a quinta força partidária que mais gasta, com valores próximos dos do Bloco de Esquerda: enquanto que o Bloco gastou 576 mil euros, o Basta! utilizará 500 mil euros certos.

O Aliança, outro estreante neste ato eleitoral, fez um orçamento de 350 mil euros no qual assume que espera receber 350 mil euros de subvenção estatal.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.