/

Casco de barco Viking de 15 metros encontrado na Noruega

1

Um casco de um barco dos vikings foi descoberto num terreno ao largo do fiorde de Oslo entre túmulos da Era Viking. Até hoje só foram encontrados sete barcos antigos da Era Viking na Europa.

O barco foi encontrado no condado de Vestfold, ao sul de Horten, que é conhecido pelos seus muitos montes tumulares do início da Idade do Ferro. “É a história genuína da Noruega e não estamos a exagerar”, disse Elvsestuen, citado pela emissora nacional NRK. “O achado irá chamar atenção de todo mundo”, acrescentou.

“Não é todos dias que encontramos cascos de barcos vikings, por isso estamos muito entusiasmados”. “Para nós não é grande surpresa, muitos tesouros dos tempos dos vikings estão escondidos por baixo da turfa no nosso país”, sublinhou.

Os restos do barco foram encontrados com a ajuda de um radar de penetração no solo. Terje Gansum, o responsável pelo património cultural do país, explicou que o radar revelou imagens que têm a “forma de barco” e acredita-se que a embarcação tenha pelo menos 15 metros de comprimento.

Porém, ainda não se sabe concretamente em que estado o barco estará conservado. Os restos da embarcação foram encontrados há quase dois anos, mas foi necessário efetuar análises para poder confirmar que realmente se tratava de um barco viking.

Vestfold é um lugar que tem elevada concentração de património da Era dos Vikings. Os barcos mais bem preservados foram encontrados neste local, incluindo os mais famosos Oseberg e Gokstad, que estão em exposição no Museu dos Barcos Vikings de Oslo.

Vestfold fylkeskommune

Porém, só um dos locais, conhecido como Skipshaugen (“Túmulo de Barcos”) foi cuidadosamente escavado. As escavações foram feitas ainda no século XIX. Foram encontrados objetos muito valiosos e itens alegadamente pertencentes à aristocracia dos vikings. Muitos achados estão a ser exibidos no Centro Viking de Midgard.

Outro barco antigo foi descoberto do outro lado do fiorde de Oslo, no outono do ano passado, mas as escavações ainda estão para começar.

No total, na Europa foram encontrados até agora somente 7 túmulos de barcos da Era Viking dos anos 800-1050, três deles na região de Vestfold. Contando com as duas descobertas mais recentes, o número de barcos encontrados sobe para nove.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.