/

Durma bem. Cientistas acabam de identificar importante benefício associado ao sono

Uma equipa de investigadores da Universidade Bar Ilhan, em Israel, descobriu um novo e importante papel associado ao sono, estado em que passamos cerca de um terço das nossas vidas, segundo as estimativas dos cientistas.

De acordo com os cientistas que conduziram a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada Nature, uma das suas funções é ajudar a reparar os danos acumulados no ADN dos neurónios durante a vigília (período de ausência e ou privação de sono).

Recorrendo a técnicas de imagens rápidas 3D de peixes-zebra vivos – que são transparentes e têm um cérebro semelhante ao dos humanos – os especialistas observaram pela primeira vez que os neurónios individuais necessitam do sono para realizar a “manutenção do ADN” de forma eficiente.

Segundo escreveram os cientistas, durante o estado de vigília – quando a dinâmica cromossómica é baixa – os danos no ADN acumulam-se constantemente, podendo atingir níveis perigosos. Assim, concluem, o papel do sono passa por aumentar a dinâmica cromossómica e normalizar os níveis de dano do ADN de cada neurónio.

“São como solavancos na estrada”, explicou Lior Appelbaum, autor principal do estudo. “As estradas acumulam desgaste, especialmente durante as horas de pico durante o dia, e é mais conveniente e eficiente repará-las à noite, quando há tráfego leve”, acrescentou.

O cientista observou que o seu estudo apontou “um nexo causal entre o sono, a dinâmica cromossómica, a atividade neuronal e os danos e consequente o reparo do ADN, com relevância fisiológica direta para todo o organismo”.

“Os animais, desde as espécies de água-viva até ao peixes-zebra e os humanos, precisam dormir para permitir que os neurónios mantenham o ADN eficientemente (…) Esta é possivelmente a razão pela qual o sono evoluiu e é preservado no reino animal”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.