Durma bem. Cientistas acabam de identificar importante benefício associado ao sono

Uma equipa de investigadores da Universidade Bar Ilhan, em Israel, descobriu um novo e importante papel associado ao sono, estado em que passamos cerca de um terço das nossas vidas, segundo as estimativas dos cientistas.

De acordo com os cientistas que conduziram a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada Nature, uma das suas funções é ajudar a reparar os danos acumulados no ADN dos neurónios durante a vigília (período de ausência e ou privação de sono).

Recorrendo a técnicas de imagens rápidas 3D de peixes-zebra vivos – que são transparentes e têm um cérebro semelhante ao dos humanos – os especialistas observaram pela primeira vez que os neurónios individuais necessitam do sono para realizar a “manutenção do ADN” de forma eficiente.

Segundo escreveram os cientistas, durante o estado de vigília – quando a dinâmica cromossómica é baixa – os danos no ADN acumulam-se constantemente, podendo atingir níveis perigosos. Assim, concluem, o papel do sono passa por aumentar a dinâmica cromossómica e normalizar os níveis de dano do ADN de cada neurónio.

“São como solavancos na estrada”, explicou Lior Appelbaum, autor principal do estudo. “As estradas acumulam desgaste, especialmente durante as horas de pico durante o dia, e é mais conveniente e eficiente repará-las à noite, quando há tráfego leve”, acrescentou.

O cientista observou que o seu estudo apontou “um nexo causal entre o sono, a dinâmica cromossómica, a atividade neuronal e os danos e consequente o reparo do ADN, com relevância fisiológica direta para todo o organismo”.

“Os animais, desde as espécies de água-viva até ao peixes-zebra e os humanos, precisam dormir para permitir que os neurónios mantenham o ADN eficientemente (…) Esta é possivelmente a razão pela qual o sono evoluiu e é preservado no reino animal”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …

"Beijar da cruz" em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença …