Durma bem. Cientistas acabam de identificar importante benefício associado ao sono

Uma equipa de investigadores da Universidade Bar Ilhan, em Israel, descobriu um novo e importante papel associado ao sono, estado em que passamos cerca de um terço das nossas vidas, segundo as estimativas dos cientistas.

De acordo com os cientistas que conduziram a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista especializada Nature, uma das suas funções é ajudar a reparar os danos acumulados no ADN dos neurónios durante a vigília (período de ausência e ou privação de sono).

Recorrendo a técnicas de imagens rápidas 3D de peixes-zebra vivos – que são transparentes e têm um cérebro semelhante ao dos humanos – os especialistas observaram pela primeira vez que os neurónios individuais necessitam do sono para realizar a “manutenção do ADN” de forma eficiente.

Segundo escreveram os cientistas, durante o estado de vigília – quando a dinâmica cromossómica é baixa – os danos no ADN acumulam-se constantemente, podendo atingir níveis perigosos. Assim, concluem, o papel do sono passa por aumentar a dinâmica cromossómica e normalizar os níveis de dano do ADN de cada neurónio.

“São como solavancos na estrada”, explicou Lior Appelbaum, autor principal do estudo. “As estradas acumulam desgaste, especialmente durante as horas de pico durante o dia, e é mais conveniente e eficiente repará-las à noite, quando há tráfego leve”, acrescentou.

O cientista observou que o seu estudo apontou “um nexo causal entre o sono, a dinâmica cromossómica, a atividade neuronal e os danos e consequente o reparo do ADN, com relevância fisiológica direta para todo o organismo”.

“Os animais, desde as espécies de água-viva até ao peixes-zebra e os humanos, precisam dormir para permitir que os neurónios mantenham o ADN eficientemente (…) Esta é possivelmente a razão pela qual o sono evoluiu e é preservado no reino animal”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …