/

Ouvir música pode prejudicar a sua criatividade

Kay in t Veen / Flickr

Um estudo recente sugere que ouvir música pode prejudicar significativamente a sua capacidade de executar tarefas criativas.

Um estudo, publicado no final de janeiro no Applied Cognitive Psychology, concluiu que ouvir música pode prejudicar significativamente a sua capacidade de executar tarefas criativas. Pelo contrário, o ruído da biblioteca não tem qualquer efeito significativo.

Se colocarmos a Ciência de lado e perguntarmos a um grupo de pessoas se gostam de ouvir música enquanto trabalham, as respostas e argumentos apresentados serão variados e apoiarão ambos os lados. Este novo estudo procurou dar uma resposta concreta a esta questão, fazendo uma série de testes a um grupo de voluntários.

Segundo o New Atlas, foram conduzidas três experiências, nas quais os voluntários foram solicitados a realizar algumas tarefas comummente usadas para medir o desempenho verbal criativo. Todos os exercícios foram realizados num ambiente silencioso e, de seguida, num ambiente com música ou ruído de ambiente.

Na primeira experiência, os voluntários completaram tarefas enquanto eram tocadas músicas de idiomas diferentes dos deles. por exemplo, ouvintes que falavam inglês ouviam músicas com letras espanholas.

Na segunda, os participantes ouviram música instrumental sem vocais, e por fim, na terceira, os voluntários ouviram músicas com letras familiares que conseguiam entender e até identificar.

Durante esta última experiência, os participantes também foram submetidos a condições de “ruído de biblioteca“, que envolviam ruído ambiente, como fala distante ininteligível ou ruído de fotocopiadoras.

A equipa de cientistas descobriu que o desempenho criativo diminuía significativamente quando os voluntários ouviam música, em comparação com os períodos em que os participantes podiam concluir os exercícios sem qualquer distração.

Aliás, mesmo quando os voluntários confessaram que a música melhorou o seu humor, durante o terceiro exercício, a verdade é que ela prejudicou a criatividade. Por sua vez, as condições de ruído de biblioteca não tiveram impacto significativo no desempenho criativo.

O que diferencia ambos os sons e os seus efeitos, explicam os cientistas, é que, enquanto que a música é caracterizada por mudanças no tom (quer tenha letra ou seja apenas instrumental), o ruído de biblioteca é constante. Os investigadores arriscam mesmo dizer que estas variações no tom podem mesmo afetar o desempenho criativo, uma vez que interferem na memória de trabalho verbal.

Estas conclusões desafiam a visão popular de que a música aumenta a criatividade. “Em vez disso, demonstram que a música, independentemente da presença de conteúdo semântico, perturba constantemente o desempenho criativo na solução de problemas”, concluem os investigadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.