/

Festividades de Natal e Ano Novo são perigosas para a saúde

Uma equipa de cientistas suecos descobriu que durante a véspera de Natal o risco de ataque cardíaco aumenta significativamente, indicando até o período de tempo exato de maior perigo – às 10 da noite de 24 de dezembro, provavelmente devido a um pico de tensão emocional, avançou a ABC News.

Os investigadores examinaram o tempo exato em que ocorreram 283,014 ataques cardíacos na Suécia desde 1998 até 2013, e descobriram um aumento do risco em 15% na véspera de Natal e um aumento em 12% nas festas juninas, celebradas a 24 de junho e muito populares no norte da Europa.

Nos estudos anteriores, entre as causas dos ataques cardíacos são indicadas a raiva, ansiedade, tristeza e stresse. Segundo o novo estudo, publicado no início de dezembro na revista BMJ, as pessoas com mais de 75 anos e as que têm diabetes ou doença arterial coronária, são mais os vulneráveis aos estímulos de curto prazo.

“O stresse do feriado, tanto emocional como financeiro, pode levar a picos de norepinefrina e adrenalina, capazes de produzir efeitos prejudiciais no sistema cardiovascular“, disse a médica cardiologista Kaitlyn Ibrahim à emissora norte-americana ABC News.

Além disso, as pessoas esforçam-se demasiado durante o período de festas, em comportamento que vão desde atirar bolas de neve e dançar, até aos excessos na comida e bebidas, notam os investigadores. Durante os períodos festivos, as unidades de emergência recebem centenas de pessoas, quer saudáveis quer com problemas de saúde, devido ao ritmo cardíaco anormal provocado pelo abuso de comida e álcool.

Segundo os cientistas, e especialmente durante os feriados, é muito importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, limitar o uso de álcool, passear ao ar livre e tentar evitar situações que possam provocar raiva, ansiedade ou stresse.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.