/

A bordo do SpaceX Falcon 9, as cinzas de 100 pessoas subiram ao Espaço

O foguetão SpaceX Falcon 9, lançado esta segunda-feira, além de transportar satélites de 34 organizações diferentes, leva também consigo as cinzas de 100 pessoas para o Espaço.

Um projeto criado pela empresa Elysium Space deu a oportunidade a várias famílias de enviarem as cinzas dos seus ente queridos para o Espaço. A bordo do foguetão SpaceX Falcon 9, lançado esta segunda-feira, seguiram as cinzas e satélites de 34 organizações diferentes. As famílias puderam acompanhar a viagem em Terra, que custou 2.500 dólares, segundo o Observador.

James Eberling foi um dos sortudos. Eberling morreu em 2016 e era um amante do Espaço, tendo sido este o seu último desejo: que os seus restos mortais fossem enviados para as estrelas.

À CNN, a mãe de James Eberling afirmou estar muito entusiasmada por garantir o desejo final do filho. “Significa muito para mim e para o meu marido finalmente conseguirmos fazer isto por ele.”

Quando James faleceu, a família sabia que o envio de cinzas para o Espaço já tinha sido realizado em 1998, com o astrónomo Eugene Shoemaker, para a Lua, com o ator de “Star Treck”, James Doolan, e com o astronauta Gorgon Cooper.

Cerca de um mês depois, a família descobriu a missão da Elysium Space, que tinha como objetivo “celebrar um ente querido com a poesia do céu estrelado“. As cinzas foram então colocadas numa cápsula de quatro polegadas e enviadas para o Espaço.

As famílias puderam acompanhar o foguetão em tempo real através de uma aplicação, e poderão monitorizá-lo durante os quatro anos em que vai ficar em órbita e depois quando volta a cair na Terra. O lançamento do SpaceX Falcon 9 estava previsto para o dia 19 de novembro, mas foi adiado para esta segunda-feira.

Na cápsula são visíveis as iniciais de Eberling (JME) e uma mensagem enviada pela família: “James, foste uma águia presa à terra. Que ascendas agora através dos céus“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.