/

Sagrada Família esteve 136 anos sem licença. A multa é de 36 milhões

3

A catedral da Sagrada Família, em Barcelona, vai ter de pagar 36 milhões de euros depois de ter estado 136 anos sem uma licença de construção, que começou em 1882 e tem continuado desde então.

Os construtores do monumento desenhado por Antoni Gaudí nunca obtiveram uma licença válida, facto que tem estado no centro de uma disputa entre as autoridades da igreja e as autoridades da cidade de Barcelona.

A única permissão é de 1882, quando a Prefeitura de Sant Martí de Provençals disse a Gaudí que processasse o plano. Mas o arquiteto não fez isso. A catedral não está listada no registo de propriedades. Desde 1995, aparece apenas como um terreno vazio pertencente à diocese de Barcelona.

Na semana passada, Ada Colau, prefeita da cidade, publicou no Twitter que, dos 36 milhões de euros de multa que a Sagrada Família terá de pagar nos próximos 10 anos, 22 milhões estão destinados para melhorar a rede de transportes públicos. O resto do pagamento irá para os custos de segurança e para o desenvolvimento das áreas em redor da catedral, segundo o The Week.

O conselho de construção e Ada Colau, começaram a negociar em 2015 para regulamentar o prédio e licenciar os pagamentos num plano urbano especial, programado para ser anunciado no final do ano. Até lá, o trabalho na basílica continua sem controlo.

A falta de supervisão levou a que o local turístico falhasse nas normas de construção. Em 2007, por exemplo, descobriu-se que oito colunas estavam a invadir o passeio entre 20 e 50 centímetros em relação à rua.

De acordo com o El País, Esteve Camps, presidente do conselho de construção, disse que estava determinado em completar o projeto original de Gaudí. Isso inclui, segundo os esboços do arquiteto, uma enorme entrada, que exigiria a demolição de quase dois quarteirões, a expropriação de empresas e de cerca de 150 casas, bem como uma passagem acima de uma rua.

“Como herdeiros de Gaudí, defenderemos a conclusão do seu projeto na negociação”, disse Camps. Colau não tomou uma posição clara sobre os planos, alegando apenas que ela estava a trabalhar “há dois anos para chegar a um acordo que permitirá que uma licença de construção para a basílica seja processada de acordo ao projeto de Gaudí”.
A Torre de Jesus Cristo, a mais alta das 18 torres planeadas, deverá atingir 172,5 metros em 2022. Segundo o conselho de construção, “as 18 torres farão parte de um corpo artístico extraordinário que mudará dependendo do ponto de vista e invocará sensações de elevação e apoio em torno da torre central de Jesus Cristo”.
Cerca de 70% da catedral foi concluída graças ao aumento das visitas turísticas – cerca de 12 mil por dia – que trouxeram cerca de 50 milhões de euros por ano. O número de turistas disparou desde que o edifício foi consagrado pelo Papa Bento XVI em 2010. Nesse ritmo, a basílica ficará concluída em 2026 para marcar o centenário da morte de Antoni Gaudí.

ZAP //

3 Comments

  1. A basilica da sagrada família em Barcelona é uma basilica, não é uma catedral. A catedral de Barcelona fica no bairro gótico e é medieval.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.