A missão Platão, da Agência Espacial Europeia, destinada a encontrar e estudar planetas fora do sistema solar, entrou na fase industrial, com a assinatura de um contrato para construção de um satélite, por um consórcio liderado pela empresa alemã OHB Systems.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela Agência Espacial Europeia (ESA) durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Bremen, no norte da Alemanha, onde foi firmado o contrato, que inclui o lançamento do satélite e a manutenção, tanto na fase de testes como posteriormente.
A missão Platão inicia-se em 2026 e tem como propósito encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase para planetas rochosos próximos de estrelas similares ao sol e a uma distância que poderá permitir a existência de água.
Segundo o diretor-geral da ESA, Johan-Dietricj Woerner, uma das “mais emocionantes questões da astronomia” é saber se no universo existe “uma segunda Terra”.
“Com o nosso satélite Platão iremos concentrar-nos em planetas similares à Terra, cuja órbita está na zona ‘habitável’ em torno de estrelas similares ao nosso Sol. Será o maior passo destinado a encontrar uma segunda Terra”, disse.
Na construção do satélite, além da OHB, participarão a Thales Alenia Space, de França e do Reino Unido, e a suíça RUAG. O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) fornecerá, em cooperação com outros centros de investigação europeus, os instrumentos científicos, entre os quais um sistema de 26 câmaras e unidades eletrónicas.
A missão não só procurará exoplanetas desconhecidos, como investigará as propriedades das estrelas em torno das quais giram. Isto, segundo a ESA, ajudará os cientistas a entender a arquitetura dos sistemas dos exoplanetas e a determinar onde estão os mundos mais provavelmente com condições de suportar vida.
A missão continuará o trabalho da Cheops, dedicada à observação de exoplanetas, que no próximo ano iniciará uma caracterização dos que já se conhecem.
A missão Platão será seguida pela missão Ariel, cujo lançamento está planeado para 2028 para estudar em detalhe a atmosfera de um grande número de exoplanetas.
// Lusa
Com uma pequena percentagem do dinheiro que gastam nisto resolviam a maioria dos problemas da terra!
Você não sabe o que diz. Por favor informe-se antes de afirmar coisas que não passam de mitos urbanos. Na verdade deixarmos de fazer uma actividade para crescimento do conhecimento e da cultura da humanidade só pode ajudar a resolver os problemas do mundi. Se o preocupa os recursos alocados “tirarem” da saúde e da alimentação desengane-se. Não há quantidade de recursos que bata a ganância e o ódio no mundo. O mundo é abundante. A ignorância é que cria a excassez
Precisamente por o mundo ser abundante que não precisamos de ir à procura de outros, basta tratar bem o nosso!
verdade irmao estão jogando dinheiro fira e pessoas morrendo de fome aqui!
Muita visão curta e raciocínios simplistas de 1ª ordem nestes comentários.
engraçado com “raciocínios simplistas…” o nosso Planeta está como está… Não se preocupem, em breve saberemos… O acontecimentos estudados… apontaram para 2050 +/- seria a meta para reduzir todo o mal que continuamente causamos ao Planeta. Uma das mudanças foi a mudança do tipo de combustível… Mas claro, porque, pagamos mais para andar menos com o combustível, já é motivo para os “raciocínios simplistas…” falarem mais alto, queixando-se… claro, COM TODA A RAZÃO!
Isto é um exemplo em milhões, que muitos tem feito para mudar esta m*rda e que, MAIOR PARTE (“raciocínios simplistas…”) PENSAM APENAS NA PRÓPRIA BARRIGA…
Não se preocupem, ISTO NEM CHEGA A 2050, quanto mais pensar que podemos mudar… HAHAHA!
RIO-ME SEM VONTADE DE RIR, mas como sei que o impossível, não existe para nós, TAMO F*DIDOS!
Se acham isto “visão curta e raciocínios simplistas”, POR FAVOR DEIXEM O VOSSO MELHOR, ou façam como eu quando virem comentários de m*rda, (apenas para criticar opiniões de outros NUNCA PARA OPINAR MAS PARA OFENDER OU ATACAR OU SEQUER FALAR NEM UMA LETRA SOBRE A NOTICIA OU O ASSUNTO), e nem respondam nada, porque para responder sem debater a questão do assunto aqui descrito, MAIS VALE VOLTAREM A OLHAR PARA AS VOSSAS BARRIGAS!
Portanto,
José Valdez 6 Outubro, 2018 at 20:01
Com uma pequena percentagem do dinheiro que gastam nisto resolviam a maioria dos problemas da terra!
CONCORDO, MESMO QUE METAFORIZANDO…! Mais complexo que isso, MAS CONCORDO!
Lucio 6 Outubro, 2018 at 22:39
verdade irmao estão jogando dinheiro fira e pessoas morrendo de fome aqui!
CONCORDO 500% !!! Infelizmente os “visão curta e raciocínios simplistas” continuam a fazer m*rda, e nunca chegaremos a lugar nenhum!