Missão para encontrar uma “Terra” fora do Sistema Solar entra na fase industrial

A missão Platão, da Agência Espacial Europeia, destinada a encontrar e estudar planetas fora do sistema solar, entrou na fase industrial, com a assinatura de um contrato para construção de um satélite, por um consórcio liderado pela empresa alemã OHB Systems.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela Agência Espacial Europeia (ESA) durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Bremen, no norte da Alemanha, onde foi firmado o contrato, que inclui o lançamento do satélite e a manutenção, tanto na fase de testes como posteriormente.

A missão Platão inicia-se em 2026 e tem como propósito encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase para planetas rochosos próximos de estrelas similares ao sol e a uma distância que poderá permitir a existência de água.

Segundo o diretor-geral da ESA, Johan-Dietricj Woerner, uma das “mais emocionantes questões da astronomia” é saber se no universo existe “uma segunda Terra”.

“Com o nosso satélite Platão iremos concentrar-nos em planetas similares à Terra, cuja órbita está na zona ‘habitável’ em torno de estrelas similares ao nosso Sol. Será o maior passo destinado a encontrar uma segunda Terra”, disse.

Na construção do satélite, além da OHB, participarão a Thales Alenia Space, de França e do Reino Unido, e a suíça RUAG. O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) fornecerá, em cooperação com outros centros de investigação europeus, os instrumentos científicos, entre os quais um sistema de 26 câmaras e unidades eletrónicas.

A missão não só procurará exoplanetas desconhecidos, como investigará as propriedades das estrelas em torno das quais giram. Isto, segundo a ESA, ajudará os cientistas a entender a arquitetura dos sistemas dos exoplanetas e a determinar onde estão os mundos mais provavelmente com condições de suportar vida.

A missão continuará o trabalho da Cheops, dedicada à observação de exoplanetas, que no próximo ano iniciará uma caracterização dos que já se conhecem.

A missão Platão será seguida pela missão Ariel, cujo lançamento está planeado para 2028 para estudar em detalhe a atmosfera de um grande número de exoplanetas.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Você não sabe o que diz. Por favor informe-se antes de afirmar coisas que não passam de mitos urbanos. Na verdade deixarmos de fazer uma actividade para crescimento do conhecimento e da cultura da humanidade só pode ajudar a resolver os problemas do mundi. Se o preocupa os recursos alocados “tirarem” da saúde e da alimentação desengane-se. Não há quantidade de recursos que bata a ganância e o ódio no mundo. O mundo é abundante. A ignorância é que cria a excassez

  1. engraçado com “raciocínios simplistas…” o nosso Planeta está como está… Não se preocupem, em breve saberemos… O acontecimentos estudados… apontaram para 2050 +/- seria a meta para reduzir todo o mal que continuamente causamos ao Planeta. Uma das mudanças foi a mudança do tipo de combustível… Mas claro, porque, pagamos mais para andar menos com o combustível, já é motivo para os “raciocínios simplistas…” falarem mais alto, queixando-se… claro, COM TODA A RAZÃO!

    Isto é um exemplo em milhões, que muitos tem feito para mudar esta m*rda e que, MAIOR PARTE (“raciocínios simplistas…”) PENSAM APENAS NA PRÓPRIA BARRIGA…

    Não se preocupem, ISTO NEM CHEGA A 2050, quanto mais pensar que podemos mudar… HAHAHA!

    RIO-ME SEM VONTADE DE RIR, mas como sei que o impossível, não existe para nós, TAMO F*DIDOS!

    Se acham isto “visão curta e raciocínios simplistas”, POR FAVOR DEIXEM O VOSSO MELHOR, ou façam como eu quando virem comentários de m*rda, (apenas para criticar opiniões de outros NUNCA PARA OPINAR MAS PARA OFENDER OU ATACAR OU SEQUER FALAR NEM UMA LETRA SOBRE A NOTICIA OU O ASSUNTO), e nem respondam nada, porque para responder sem debater a questão do assunto aqui descrito, MAIS VALE VOLTAREM A OLHAR PARA AS VOSSAS BARRIGAS!

    Portanto,

    José Valdez 6 Outubro, 2018 at 20:01

    Com uma pequena percentagem do dinheiro que gastam nisto resolviam a maioria dos problemas da terra!

    CONCORDO, MESMO QUE METAFORIZANDO…! Mais complexo que isso, MAS CONCORDO!

    Lucio 6 Outubro, 2018 at 22:39

    verdade irmao estão jogando dinheiro fira e pessoas morrendo de fome aqui!

    CONCORDO 500% !!! Infelizmente os “visão curta e raciocínios simplistas” continuam a fazer m*rda, e nunca chegaremos a lugar nenhum!

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …