Missão para encontrar uma “Terra” fora do Sistema Solar entra na fase industrial

A missão Platão, da Agência Espacial Europeia, destinada a encontrar e estudar planetas fora do sistema solar, entrou na fase industrial, com a assinatura de um contrato para construção de um satélite, por um consórcio liderado pela empresa alemã OHB Systems.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela Agência Espacial Europeia (ESA) durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Bremen, no norte da Alemanha, onde foi firmado o contrato, que inclui o lançamento do satélite e a manutenção, tanto na fase de testes como posteriormente.

A missão Platão inicia-se em 2026 e tem como propósito encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase para planetas rochosos próximos de estrelas similares ao sol e a uma distância que poderá permitir a existência de água.

Segundo o diretor-geral da ESA, Johan-Dietricj Woerner, uma das “mais emocionantes questões da astronomia” é saber se no universo existe “uma segunda Terra”.

“Com o nosso satélite Platão iremos concentrar-nos em planetas similares à Terra, cuja órbita está na zona ‘habitável’ em torno de estrelas similares ao nosso Sol. Será o maior passo destinado a encontrar uma segunda Terra”, disse.

Na construção do satélite, além da OHB, participarão a Thales Alenia Space, de França e do Reino Unido, e a suíça RUAG. O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) fornecerá, em cooperação com outros centros de investigação europeus, os instrumentos científicos, entre os quais um sistema de 26 câmaras e unidades eletrónicas.

A missão não só procurará exoplanetas desconhecidos, como investigará as propriedades das estrelas em torno das quais giram. Isto, segundo a ESA, ajudará os cientistas a entender a arquitetura dos sistemas dos exoplanetas e a determinar onde estão os mundos mais provavelmente com condições de suportar vida.

A missão continuará o trabalho da Cheops, dedicada à observação de exoplanetas, que no próximo ano iniciará uma caracterização dos que já se conhecem.

A missão Platão será seguida pela missão Ariel, cujo lançamento está planeado para 2028 para estudar em detalhe a atmosfera de um grande número de exoplanetas.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Você não sabe o que diz. Por favor informe-se antes de afirmar coisas que não passam de mitos urbanos. Na verdade deixarmos de fazer uma actividade para crescimento do conhecimento e da cultura da humanidade só pode ajudar a resolver os problemas do mundi. Se o preocupa os recursos alocados “tirarem” da saúde e da alimentação desengane-se. Não há quantidade de recursos que bata a ganância e o ódio no mundo. O mundo é abundante. A ignorância é que cria a excassez

  1. engraçado com “raciocínios simplistas…” o nosso Planeta está como está… Não se preocupem, em breve saberemos… O acontecimentos estudados… apontaram para 2050 +/- seria a meta para reduzir todo o mal que continuamente causamos ao Planeta. Uma das mudanças foi a mudança do tipo de combustível… Mas claro, porque, pagamos mais para andar menos com o combustível, já é motivo para os “raciocínios simplistas…” falarem mais alto, queixando-se… claro, COM TODA A RAZÃO!

    Isto é um exemplo em milhões, que muitos tem feito para mudar esta m*rda e que, MAIOR PARTE (“raciocínios simplistas…”) PENSAM APENAS NA PRÓPRIA BARRIGA…

    Não se preocupem, ISTO NEM CHEGA A 2050, quanto mais pensar que podemos mudar… HAHAHA!

    RIO-ME SEM VONTADE DE RIR, mas como sei que o impossível, não existe para nós, TAMO F*DIDOS!

    Se acham isto “visão curta e raciocínios simplistas”, POR FAVOR DEIXEM O VOSSO MELHOR, ou façam como eu quando virem comentários de m*rda, (apenas para criticar opiniões de outros NUNCA PARA OPINAR MAS PARA OFENDER OU ATACAR OU SEQUER FALAR NEM UMA LETRA SOBRE A NOTICIA OU O ASSUNTO), e nem respondam nada, porque para responder sem debater a questão do assunto aqui descrito, MAIS VALE VOLTAREM A OLHAR PARA AS VOSSAS BARRIGAS!

    Portanto,

    José Valdez 6 Outubro, 2018 at 20:01

    Com uma pequena percentagem do dinheiro que gastam nisto resolviam a maioria dos problemas da terra!

    CONCORDO, MESMO QUE METAFORIZANDO…! Mais complexo que isso, MAS CONCORDO!

    Lucio 6 Outubro, 2018 at 22:39

    verdade irmao estão jogando dinheiro fira e pessoas morrendo de fome aqui!

    CONCORDO 500% !!! Infelizmente os “visão curta e raciocínios simplistas” continuam a fazer m*rda, e nunca chegaremos a lugar nenhum!

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …