Missão para encontrar uma “Terra” fora do Sistema Solar entra na fase industrial

A missão Platão, da Agência Espacial Europeia, destinada a encontrar e estudar planetas fora do sistema solar, entrou na fase industrial, com a assinatura de um contrato para construção de um satélite, por um consórcio liderado pela empresa alemã OHB Systems.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pela Agência Espacial Europeia (ESA) durante o Congresso Internacional de Astronáutica em Bremen, no norte da Alemanha, onde foi firmado o contrato, que inclui o lançamento do satélite e a manutenção, tanto na fase de testes como posteriormente.

A missão Platão inicia-se em 2026 e tem como propósito encontrar e estudar outros sistemas planetários, com especial ênfase para planetas rochosos próximos de estrelas similares ao sol e a uma distância que poderá permitir a existência de água.

Segundo o diretor-geral da ESA, Johan-Dietricj Woerner, uma das “mais emocionantes questões da astronomia” é saber se no universo existe “uma segunda Terra”.

“Com o nosso satélite Platão iremos concentrar-nos em planetas similares à Terra, cuja órbita está na zona ‘habitável’ em torno de estrelas similares ao nosso Sol. Será o maior passo destinado a encontrar uma segunda Terra”, disse.

Na construção do satélite, além da OHB, participarão a Thales Alenia Space, de França e do Reino Unido, e a suíça RUAG. O Centro Aeroespacial Alemão (DLR) fornecerá, em cooperação com outros centros de investigação europeus, os instrumentos científicos, entre os quais um sistema de 26 câmaras e unidades eletrónicas.

A missão não só procurará exoplanetas desconhecidos, como investigará as propriedades das estrelas em torno das quais giram. Isto, segundo a ESA, ajudará os cientistas a entender a arquitetura dos sistemas dos exoplanetas e a determinar onde estão os mundos mais provavelmente com condições de suportar vida.

A missão continuará o trabalho da Cheops, dedicada à observação de exoplanetas, que no próximo ano iniciará uma caracterização dos que já se conhecem.

A missão Platão será seguida pela missão Ariel, cujo lançamento está planeado para 2028 para estudar em detalhe a atmosfera de um grande número de exoplanetas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Você não sabe o que diz. Por favor informe-se antes de afirmar coisas que não passam de mitos urbanos. Na verdade deixarmos de fazer uma actividade para crescimento do conhecimento e da cultura da humanidade só pode ajudar a resolver os problemas do mundi. Se o preocupa os recursos alocados “tirarem” da saúde e da alimentação desengane-se. Não há quantidade de recursos que bata a ganância e o ódio no mundo. O mundo é abundante. A ignorância é que cria a excassez

  1. engraçado com “raciocínios simplistas…” o nosso Planeta está como está… Não se preocupem, em breve saberemos… O acontecimentos estudados… apontaram para 2050 +/- seria a meta para reduzir todo o mal que continuamente causamos ao Planeta. Uma das mudanças foi a mudança do tipo de combustível… Mas claro, porque, pagamos mais para andar menos com o combustível, já é motivo para os “raciocínios simplistas…” falarem mais alto, queixando-se… claro, COM TODA A RAZÃO!

    Isto é um exemplo em milhões, que muitos tem feito para mudar esta m*rda e que, MAIOR PARTE (“raciocínios simplistas…”) PENSAM APENAS NA PRÓPRIA BARRIGA…

    Não se preocupem, ISTO NEM CHEGA A 2050, quanto mais pensar que podemos mudar… HAHAHA!

    RIO-ME SEM VONTADE DE RIR, mas como sei que o impossível, não existe para nós, TAMO F*DIDOS!

    Se acham isto “visão curta e raciocínios simplistas”, POR FAVOR DEIXEM O VOSSO MELHOR, ou façam como eu quando virem comentários de m*rda, (apenas para criticar opiniões de outros NUNCA PARA OPINAR MAS PARA OFENDER OU ATACAR OU SEQUER FALAR NEM UMA LETRA SOBRE A NOTICIA OU O ASSUNTO), e nem respondam nada, porque para responder sem debater a questão do assunto aqui descrito, MAIS VALE VOLTAREM A OLHAR PARA AS VOSSAS BARRIGAS!

    Portanto,

    José Valdez 6 Outubro, 2018 at 20:01

    Com uma pequena percentagem do dinheiro que gastam nisto resolviam a maioria dos problemas da terra!

    CONCORDO, MESMO QUE METAFORIZANDO…! Mais complexo que isso, MAS CONCORDO!

    Lucio 6 Outubro, 2018 at 22:39

    verdade irmao estão jogando dinheiro fira e pessoas morrendo de fome aqui!

    CONCORDO 500% !!! Infelizmente os “visão curta e raciocínios simplistas” continuam a fazer m*rda, e nunca chegaremos a lugar nenhum!

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …