O nosso comparador permite aos clientes verificarem qual a entidade bancária que cobra as comissões e custo de serviços mais elevados.
A partir desta segunda-feira, está disponível o novo comparador de comissões bancárias do Banco de Portugal. Já era possível consultar informações sobre contas de serviços mínimos bancários e sobre a conta base. Agora, o novo comparador permite comparar 93 serviços de cada uma de cerca de 200 instituições financeiras a operar em Portugal.
Lúcia Leitão, diretora de supervisão comportamental do Banco de Portugal, explicou que este comparador “é uma funcionalidade que permite ao cliente bancário comparar o custo – a comissão – associada aos serviços mais relevantes e mais frequentes que as instituições disponibilizam associadas a uma conta de pagamentos”.
Segundo o Jornal Económico, a ferramenta está disponível no portal do Cliente Bancário e permite aos consumidores compararem comissões relativas a diversos serviços associados a contas de pagamento, como custos com a manutenção da conta, disponibilização de cartões de débito e de crédito, levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências.
“À partida, a preocupação foi incluir serviços diretamente comparáveis, mas para prestar uma informação mais vasta ao cliente bancário, o Banco de Portugal entendeu considerar também contas pacote”, disse ainda a responsável.
“A designação de contas pacote 1, 2 e 3 são as contas que são as contas que as instituições com mais frequência disponibilizam aos seus clientes e que podem ter produtos associados que não sejam exatamente os mesmos entre todas as instituições. Portanto aí, quando o cliente for comparar é vantajoso que veja quais os serviços que poderão ser distintos entre instituições”, continuou.
Na aplicação pode comparar os resultados por instituição ou serviço e ainda verificar quais são as comissões praticadas pelas instituições financeiras, em função do respetivo canal de comercialização. O valor das comissões já inclui os impostos à taxa legal em vigor e são estabelecidas livremente pelas entidades, dentro dos limites e condições fixados na lei, informa o Banco de Portugal.
Em termos práticos, se necessitar saber quais são os custos de uma requisição de cheques ao balcão, por exemplo, ao escolher as respetivas opções, serão listados os valores cobrados pelos diferentes bancos.
Este comparador manter-se-á em constante atualização, isto porque as entidades são obrigadas a fornecer com cinco dias de antecedência eventuais alterações nos tarifários das comissões.
O Banco de Portugal disponibiliza ainda um tutorial sobre a utilização desta ferramenta, um glossário de termos com a terminologia utilizada pelas instituições financeiras e um conjunto de perguntas frequentes para tornar a utilização do comparador mais fácil e intuitiva.
Direitos dos clientes bancários
Segundo o Expresso, esta ferramenta insere-se nos trabalhos de transposição da diretiva europeia das contas de pagamentos, num “contexto de alargamento muito significativo dos direitos dos clientes bancários nos últimos anos“, adianta Lúcia Leitão.
De acordo com a responsável, o Banco de Portugal foi mais longe do que previsto na diretiva, “incluindo informação mais vasta” no comparador, como é o caso das contas pacote mais frequentemente disponibilizadas pelas instituições ou os cartões bancários, que “podem ter serviços distintos associados” que os consumidores terão de verificar nos preçários.
“Do meu conhecimento, é o primeiro comparador a estar disponível a nível europeu”, destaca Lúcia Leitão, não afastando a possibilidade de alargar esta ferramenta a outro tipo de serviços bancários, para além dos associados a contas de pagamentos.
No entanto, para já, “estamos a consolidar esta iniciativa, que é o resultado de um trabalho de anos em conjunto com as instituições”, conclui.