//

O Daesh matou-lhe 5 filhos. Iraquiana tem agora 22 netos para cuidar

Mohammed Badra / EPA

Uma iraquiana que perdeu os cinco filhos, assassinados pelo Estado Islâmico, tem agora 22 netos a seu cargo. O Estado iraquiano não desbloqueia o dinheiro das pensões que lhe é devido.

Sana Ibrahim al-Taee tinha cinco filhos que, recentemente, foram todos assassinados pelo Estado Islâmico. Agora, a iraquiana de 60 anos tem um novo emprego a tempo inteiro, conta a agência Reuters: cuidar dos 22 netos que ficaram órfãos.

Sana e o marido, que sofre de Alzheimer, vivem num pequeno apartamento com quatro quartos no leste de Mosul, juntamente com mais de duas dezenas de crianças – entre os dois e os 16 anos -, uma filha e duas das viúvas dos seus filhos falecidos.

De acordo com a agência, o Estado iraquiano pouca ajuda, por isso, esta família numerosa vive da boa vontade de quem conhece a sua história: as doações que vão recebendo dão para pagar a renda, comida, roupa e a escola.

Al-Taee, que já tem alguns problemas de saúde como, por exemplo, paralisia das cordas vocais, explica à agência noticiosa que já entregou os certificados de óbito de três dos seus filhos. A iraquiana acredita que os outros dois estão em valas comuns, por isso, ainda não foi possível encontrar os cadáveres.

A iraquiana está à espera que o Governo liberte os 500 mil dinars, cerca de 360 euros, por mês que lhe são devidos, uma vez que os seus filhos morreram ao serviço do Exército e das forças policiais.

“Espero que as autoridades deem as pensões e também casas para estes órfãos porque eu não vou viver 100 anos”, afirma à Reuters. “Quando o Daesh tomou as nossas cidades, ficámos destruídos. Mataram os nossos filhos e ficámos sem nada”, acrescenta.

As duas viúvas que vivem debaixo do mesmo teto já trabalharam para organizações civis locais mas acabaram por sair porque não recebiam salário. Agora, estão à procura de trabalho como empregadas domésticas.

Os militantes do Estado Islâmico foram expulsos pelas tropas iraquianas em dezembro, apoiadas pelo Exército dos Estados Unidos, mas o Governo afirmou que vai precisar de até 100 mil milhões para reconstruir as cidades, mesquitas, igrejas, mercados e outros marcos deixados em ruínas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.