/

Um amor de 4 patas: Cães fazem tudo para animar o dono quando está triste

Segundo um estudo recente, os cães sentem quando o seu dono está triste e, nesses casos, tentam ajudá-lo de todas as formas possíveis.

Um grupo de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apurou que os cães superam os seus próprios obstáculos para ajudar os seus donos.

Os investigadores observaram 34 animais de estimação, cães de várias raças e tamanhos, a interagir com os seus donos. Posteriormente, separaram-nos, colocando os humanos por trás de uma porta transparente, de maneira a que os cães fossem capazes de ver e ouvir os seus donos.

A determinado momento, os donos foram instruídos, pelos investigadores, para cantarem a conhecida canção de embalar Twinkle, Twinkle Little Star ou para começarem a chorar.

A reação dos seus fiéis companheiros de quatro patas foi surpreendente: os cães cujos donos estavam a chorar abriram, em média, a porta três vezes mais rápido, comparativamente os animais cujos donos estavam a cantar.

Além disso, a equipa analisou também os níveis de stress dos animais e chegaram à conclusão que os animais de estimação que abriram a porta para “salvar” os donos apresentavam níveis menores de ansiedade, em comparação com aqueles que não chegaram a abrir a porta.

A razão para estes resultados reside no facto de estes cães “mais stressados” estarem demasiado aflitos por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Isto significa que estes animais estavam, de igual forma, preocupados. Aliás, mais ainda.

“Os donos de cães podem afirmar que os seus animais percebem e sentem os seus sentimentos e os resultados da nossa investigação comprovam esta teoria”, comentou Emily Sanford, autora principal do artigo científico publicado esta segunda-feira na revista científica Learning & Behavior.

Mas os resultados vão ainda mais além. Estes amigos de quatro patas não só sentem o que os donos estão a sentir, como demonstraram que, se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar quaisquer barreiras para os confortar. Esta é só mais uma prova de que o amor que os cães sentem pelos seus donos é mesmo verdadeiro.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.