/

Aquecimento global destapa cadáver de alpinista na Suíça

pepeiglesias / Flickr

Monte Cervino, nos Alpes suíços

O aquecimento global está a derreter os glaciares, destapando achados verdadeiramente macabros, como o de um cadáver de um alpinista japonês.

O aquecimento global está a ser o responsável pelo derretimento dos glaciares e, consequentemente, da descoberta de achados macabros que se tornam cada vez mais frequentes.

Segundo o jornal espanhol El País, um guia de montanha descobriu, no passado dia 14 de julho, um cadáver de um alpinista japonês, no monte Cervino, nos Alpes suíços. O corpo foi identificado dias depois e pertence a um japonês de 67 anos. No entanto, desconhecem-se as circunstâncias em que o homem desapareceu e quando.

Mas este não é um acontecimento único. Na última década, principalmente, estes achados têm-se tornado cada vez mais recorrentes. No mesmo monte Cervino foram descobertos vários corpos nos últimos anos. Um porta-voz da polícia do cantão suíço de Valais adianta que, desde 1926, desapareceram sem rasto 280 pessoas nesta montanha, escreve o DN.

Há cerca de um ano, um funcionário da empresa Glacier 3000, empresa que administra os teleféricos no monte Cervino, encontrou, em perfeito estado de conservação, os cadáveres congelados do casal Marcelin e Francine Dumoulin, desaparecido no glaciar Tsanfleuron em 15 de agosto de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

“Passámos as nossas vidas à procura deles, sem parar. Pensávamos que algum dia poderíamos dar-lhes o funeral que mereciam”, disse ao jornal suíço Le Matin Marceline Udry-Dumoulin a filha do casal desaparecido, então com 79 anos.

“Depois de 75 anos de espera, estas notícias deram-me a paz“, conclui.

Já no glaciar vizinho de Aletsch, foram encontrados, há seis anos, os cadáveres de três irmãos que tinham desaparecido em março de 1926, quando iniciaram uma expedição no glaciar.

De acordo com dados da GLAMOS, uma rede formada por várias universidades suíças e financiada pelo Ministério do Meio Ambiente do país, o glaciar Tsanfleuron perdeu 1.926 metros desde 1884. Em 2017, apenas um glaciar manteve o seu tamanho, enquanto um total de 80 enfrentou novos contratempos em termos de derretimento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.