/

Governo tem “fotos chocantes” tiradas na Queima das Fitas do Porto

26

Paulo Cunha / Lusa

“Há uma normalização e tolerância do assédio contras as estudantes”

O Governo está preocupado com a violência contra as jovens estudantes nas festas académicas e apela ao envolvimento das associações de estudantes na prevenção destes comportamentos, conforme declarações da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

“Não podemos aceitar esta banalização da violência contra as raparigas“, um pouco em todo o país, especialmente nas Queimas das Fitas e outras festas de estudantes do Ensino Superior, referiu Rosa Monteiro, em Coimbra.

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade intervinha no encerramento da apresentação pública do projecto “Noite saudável das cidades do Centro de Portugal”, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Na sua opinião, importa “perceber como estas situações devem ser evitadas”, o que a levou a promover, na semana passada, uma reunião com dirigentes das associações académicas de Portugal.

No entanto, no encontro, que visava promover “uma reflexão conjunta” sobre estes problemas, Rosa Monteiro verificou que “há uma grande normalização e tolerância do assédio” contras as estudantes e demais raparigas que participam “nestas noites académicas”.

Rosa Monteiro disse ter na sua posse “fotos verdadeiramente chocantes”, neste caso obtidas no “Queimódromo” do Porto, que demonstram práticas de assédio e violência com objectivos sexuais contra raparigas.

Os índices da sinistralidade rodoviária entre jovens, sobretudo do sexo masculino, frequentemente associada às vivências da noite, incluindo com consumo de álcool e drogas, foram outra das preocupações assumidas pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, numa reunião em que estava presente a deputada do PS e investigadora Elza Pais, que no passado assumiu idênticas funções governativas.

“É preciso passar à acção de forma urgente e articulada“, preconizou Rosa Monteiro.

Realização conjunta do Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco (IREFREA Portugal), CCDRC e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” é financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020 e envolve 21 municípios e outras entidades da região.

João Redondo, coordenador do projecto e do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC, realçou que a iniciativa visa sobretudo “a capacitação dos profissionais e a criação de redes” em busca de mais saúde e segurança das pessoas que frequentam a diversão nocturna.

“Temos de trabalhar em comunidade e em rede“, sublinhou também a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, na linha das intervenções dos presidentes do IREFREA Portugal, Fernando Mendes, e do CHUC, Fernando Regateiro.

É necessário “agir para a mudança ocorrer” nos comportamentos da noite das cidades da região Centro e do país, defendeu Fernando Regateiro.

ZAP // Lusa

26 Comments

  1. Mostrem as fotos.
    Talvez o choque ajude a horrorizar as pessoas o suficiente para as envolver nesta luta de erradicação de um comportamento execrável.

    (E já agora, vão “pescar” os que estão nas fotos e façam-nos passar um “bruto” quarto-de-hora, assim aprendem a não repetir a gracinha…)

  2. Não será necessário mostrar as fotos ao publico, mas só não apanham quem não quiserem.
    Depois acusam-nos de quê ?
    Mudem as leis para proteger todos os homens e mulheres vitimas de violência. A dita tradição tem que se adaptar à evolução dos tempos. Não que em tempos isto fosse minimamente correto… é só uma questão de cultura, ou da falta dela.

    • Sim é necessário mostrar as fotos das bestas e terminar de vez com estas situações.
      Por outro lado ninguém é obrigado a ir às praxes mais todos temos que trabalhar para viver.
      Mas há violência em todo o lado e estes jovens depois das licenciaturas podem ainda ter o azar de ir parar a selvas onde continuam a ser vitimas de violência, no local de trabalho por parte dos colegas mais velhos e aqui é ainda mais grave pois não há fotos nem denuncias pois toda a gente sabe e vê mas ninguém diz ou faz nada.

      • Não é “mais todos temos que”. É MAS todos temos que. É o mal dos angolanos e dos brasileiros, escrevem e dizem “mais” em vez de “mas” e ninguém faz nada para os corrigir excepto eu.

      • Andamos a ser colonizados por esses que nem a língua mãe sabem falar…qualquer dia perdemos a nossa identidade.

  3. É sempre a mesma conversa e depois provas?.. Ah e tal, há fotos. Olha que se forem como no ano passado em que havia uma rapariga supostamente a ser violada num video e depois foi-se a ver, era um casal de miudos bêbedos a curtir badalhocamente em público, mas de mútuo consentimento. Mas claro… O gajo é que era o mau e que estava a abusar. Era tão mau que a gaja se recusou a fazer queixa dele, por ter sido mútuo consentimento.

    Com certeza que se houver verdadeiro abuso sexual, tem de ser condenado e punido. Aí nem deveriam restar dúvidas e com certeza que tem de se apertar a vigilância. Agora violência não é só essa e eu tenho a certeza absoluta de que na Queima das Fitas do Porto houve muito mais violência contra homens. Arraiais de porrada, espancamentos, assaltos e quiça, esfaqueamentos como noutros anos… Mas isso já nem é notícia. Toda a gente sabe que todos os anos em Portugal e no mundo, são muito mais os homens a ser vítimas de violência e homicídios do que as mulheres… Mas nisso ninguém fala.

    Nem nisso, nem no facto de haver uma inadmissível discriminação sexual em mandar sempre os homens para a guerra. Porque não mandam as mulheres para o campo de batalha em igual número? Dizem que são mais fracas fisicamente mas para pegar numa arma e dar uns balázios, a força delas quando bem treinadas, chega e sobra! E quem é que continua a trabalhar nas obras, empoleirado nos andaimes dos arranha-céus, e outras profissões de alto risco? As mulheres só querem paridade é em cargos de executivo e ministro. Por isso importa acusá-los de assédio. Eu estou certo de que há muito mais assédio entre os trolhas só que importa muito mais tirar homens de posições sociais que se cobiça, do que de posições socio-profissionais onde até dá jeito que eles se mantenham.

    É todos os dias uma notícia qualquer a retratar as mulheres como vítimas quando, na nossa sociedade são os homens que morrem mais frequentemente vitimas de violência urbana, guerras e profissões de risco. Mas isso já não interessa nada referir.

  4. Isto é assustador temos fanáticos idiologicos no governo , sabem isto é o mal puro a ganhar forma este tipo de fanatismos de pessoas que não sabem nada da vida ….betolas egocêntricos.

  5. falou tudo, parabens, infelizmente hoje em dia está na moda o feminismo, gayzismo, vitimismo, tudo fruto do maldito esquerdismo

    • Errado. Estas coisas e estas ideias já existiam antes de haver esquerda/direita. Aliás, o conceito de políticamente correcto, era do foro dos conservadores até há muito pouco tempo. É como a conservação da natureza… surgiu porque efectivamente a natureza está a ser constantemente ameaçada e há perigos bem reais. Mas depois vieram alguns movimentos de esquerda oportunisticamente sacar esses temas para eles, como se isso alguma vez tivesse a ver com Marx. Tretas…

      Nada disto (Feminismos exagerados e misandria) tem nada a ver com o Marxismo. Nada disto é fruto da esquerda. A esquerda pode é estar a tentar aproveitar-se para se ilegitimamente chamar a si a estas causas num esforço de reunir mais adeptos.

  6. Mas de onde afinal virá a culpa, não serão elas as meninas e pelo que vemos por aí diariamente que se expõem e se fazem atrair? Será que pensarão castrar todos os machos para que não haja abusos e de seguida invadir as avenidas das cidades com manifestações de lésbicas em formas provocantes reivindicando os seus “direitos”? Que haverá abusos disso ninguém terá dúvidas logo talvez a começar pelos próprios responsáveis das universidades em organizar ou colaborarem em tais eventos, depois vêm uns copos a mais e um desejo do prazer sexual natural da idade que afecta machos e fêmeas, portanto será um problema de excesso de liberdade que tem sido cultivado e aceite na sociedade e com tantos incentivos montados pelos adultos em forma de negócio e tolerado por quase toda a sociedade porque simplesmente é moda!.

    • Cuidado Vasco…

      Cuidado quando andar na rua.

      Pode ser assaltado porque alguém viu o seu telemóvel e desejou tê-lo. Sabe que a culpa seria sua…

      Cuidado quando andar na rua.
      Pode ser violado por alguém que achou o seu corte de cabelo ou a sua t-shirt convidativos para uma aventura sexual. Sabe que a culpa seria sua.

      Cuidado quando andar na rua.
      Pode ser atingido por uma descarga elétrica vinda de uma trovoada.
      É que se estava no sítio onde o raio caiu, a culpa é sua.

      Aliás, pela sua forma de ver as coisas, tudo acontece porque as pessoas se põem a jeito.

      Afinal, deve ter cuidado e não sair à rua…

      • Então vá por aí com essa ideia do vale tudo e de que responsabilidade é palavra vã e quando for você a vítima que já mais me parece pelo comentário feito mais adequado a provocador do que a vítima e depois verá como as coisas terminam.

      • De facto Vasco, o respeito é muito bonito, mas cada um, se quer ser respeitado, também se deve saber dar ao respeito.
        Sem querer dar razão a quem não respeita, percebo que possa acontecer que quem não se sabe dar ao respeito, possa acontecer-lhe não ser respeitado.

  7. Infelizmente a nossa democracia está «NUA e PODRE,já não existe um pingo de vergonha nesta juventude de agora….vai-se perder o respeito entre homens e mulheres e acaba tudo numa MIXÓRDIA da sociedade,a democracia pregoada pela esquerda CADAVÉRICA que tudo o que é ruim para a juventude é aprovada leis que só fazem mal…..estes finalista de agora são aqueles que irão governar os nossos netos….pois eles saem mal educados e sem respeito por eles próprios….viva o fim de uma juventude rasca que tudo faz mal e para dar nas vistas.

  8. Começo por dizer, é sabido que altos cargos implicam altas responsabilidades certo? Um dirigente nao pode ter as mesmas atitudes que um “comum mortal” basta por exemolo lembrar o comentário dum presidente do Benfica acerca do interesse pelos chineses, que fez disparar as ações. Se fosse eu a fazer algum comentário faria alguma diferença?? Não! Assim sendo cada qual deve assumir a sua responsabilidade. A culpa morre solteira. Onde é que na historia humana nao conhecemos casos de mulheres que seduzem homens fortes? Ate mesmo ditadores. Ai é? Então nada de novo, a mulher tem essa capacidade que obviamente joga a favor dela como tal tem que se saber comportar. Elas andam cada vez mais provocantes e exigem aos homens que andem mais calados!! É utópico nao? Obrigar a calar so pode ter efeito de panela de pressão, um dia explode e a culpa é só dum lado? Infelizmente ha exageros de ambos os lados, o que é tristíssimo é que se aponte constantemente o dedo aos homens. Sabemos que somos invariavelmente julgados pela forma de vestir (homens e mulheres) e só quem é parvo o pode negar (basta ver o que as revistas “cor de rosa” fazem diariamente). Assim apelo ao bom senso a ambas as partes. mas a parte femimina teima em fazer orelhas mocas (ou será impressão minha) o sexo sempre foi muito importante em despertar comportamentos, mas elas hoje (nao todas mas uma grande parte) vestem-se como se vestem as prostitutas. E os homens têm que ficar calados?? (panela de pressao será mito?) as prostitutas utilizavam a tecnica de marketing “vamos expor o produto para criar vontade de compra” não é o que grande parte das mulheres comuns fazem (vestir de forma denasiado ousada, como essas revistas gostam de chamar. OUSADAS???? E depois admiram-se da atitude de muitos homens. Mais cego é aquele que nao quer ver do que aquele que não vê. Claro que depois ha vitimas inocentes mas na minha opinião, que nao vale nada, isto é um acumular,, e quando a tensão sai, infelizmente vai partir muita coisa, Culpados(as) e nao culpados(as) continuem a negar esse facto. Lamento

    • Plenamente de acordo com o seu comentário, só temo que com tanta astúcia por parte do sexo feminino que amanhã não estejamos todos nós homens obrigados por lei a usar burca ou a sermos castrados para que não haja fricção entre sexos. Com tudo isto não pretendo tornar as culpas apenas a uma das partes pois todos têm embarcado no mesmo barco!.

  9. Completamente de acordo com os COMENTARIOS e alias ja nao e so LISBOA e COIMBRA e no PORTO tamnbem acontecem estas DESGRAÇAS alias ja pelo PAIS FORA E EM TODO O PLANETA e so MISERIA NA VIDA ESTUDANTIL onde estao AS ASSOCIAÇOES DE ESTUDANTES POLICIA Etc etc O MAL ESTA-SE ENAIZANDO pelas escolas UNIVERSIDADES FACULDADES etc etc PARECE MESMO ser o DIABO A SOLTA MAMAMIA ATE ONDE ISTO VAI PAAR ja nem mas PERNAS RABOS etcetc e MAMAS os HOMENS PODEM VER e RESPEITAR se lhes acontecesse as SUAS IRMAS TIAS MAES etc as suas FAMILIAS nao GOSTARIAM .vao continuando a fazer o QUE FAZEM que PAGARAM BEM CARO o QUE FAZEM.
    AGP

  10. EMENDANDO UMA gralha_ ENRAIZANDO. QUERO VER SE ME FARAO A MIM e a minha MULHER quando chegarmos a UNIVERSIDADE temos mais de 50 anos POIS LOGO VEREMOS O que ELAS VOS MORDEM.
    AGP

  11. Gostei da sua ideia das mulheres irem para as obras: quantas se iriam candidatar (ou já se candidatam) e não são aceites? Se calhar não o fazem por saberem que a diferença salarial entre homem e mulher. Já existe e em empregos onde a produção da mulher até chega a ser superior à do homem. Temos a sociedade que temos porque todos contribuimos para ela. Infelizmente há é mais pessoas a pensar de forma individual do que coletiva.

    • Todos os dias assisto de perto ao drama das filas intermináveis de mulheres à beira das obras a tentarem a sua sorte, mas a serem rejeitadas… O homem que fez o comentário parece bastante estúpido, sexista e retrógrado, mas com o seu comentário com tamanha falta de argumento não sei, não lhe fica muito longe no outro lado do especto.

      • Estúpida, sexista e retrógrada era a sua Mãe, não se lembra?

        Diga-me uma… Só uma frase sexista no que eu escrevi!..

        Dizer que acusaram de abuso um homem que curtia com uma mulher em mútuo consentimento no autocarro, tal como ela veio a admitir quando lhe perguntavam porque não o processava. É sexismo referir isto?

        Constatar que as mulheres reclamam por igualdade de lugares de executivo e ministro… Mas não nas obras, na infantaria nem em profissões de alto risco, é sexismo? Sexismo talvez seja só querer o melhor para o sexo feminino e deixar o pior para os homens, não?

        Constatar que de cada vez que as mulheres têm mais sucesso numa coisa (como no sucesso académico) é mérito delas. Mas se têm menos sucesso em conseguir certos cargos profissionais, então já é discriminação. Será sexista eu estar a constatar este uso de dois pesos e duas medidas.

        Sabem muito as feministas… Mas as pessoas normais também não andam a dormir.

  12. A noticia é parcial.
    Não diz que a menina passou à frente da fila e ficou muito ofendida quando a mandaram sair do autocarro e aguardar pela sua vez e desatou a insultar os seguranças.
    Mas o final é uma vitima que levou nas trombas e tem tudo a haver só pode ?racismo? e nada a haver com a total desconsideração e insultos que proferiu

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.